Inscrição Bolsa Família é feita em pontos da assistência social; saiba onde

O Bolsa Família é considerado um dos principais programas sociais do governo, atendendo cerca de 46 milhões de brasileiros que encontram-se em situação de pobreza. Desenvolvido desde 2003, a inscrição Bolsa Família tem como objetivo garantir o direito à alimentação e o acesso a saúde e educação por meio de auxílios financeiros mensais.

Inscrição Bolsa Família é feita em pontos da assistência social; saiba onde
Inscrição Bolsa Família é feita em pontos da assistência social; saiba onde

Para ser um beneficiário, é preciso inscrever-se no Cadastro Único, portal oficial dos Programas Sociais do Governo Federal. O cadastro é feito pelo próprio site e sede do Bolsa Família ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), presentes em todas as capitais brasileiras e demais municípios.

Notícia relacionada: Calendário Bolsa Família faz pagamentos na próxima semana; consulte as datas

Além de criar seu registro no Cadastro Único, é preciso atender as exigências solicitadas pelo programa. Comprovante de renda entre R$ 85,01 e R$ 170 mensais por pessoa, participação ativa nas escolas e registros médicos são alguns dos pré-requisitos solicitados.

Podem realizar as inscrições Bolsa Família qualquer pessoa do grupo familiar, desde que seja maior de 16 anos e preferencialmente do sexo feminino. Entre as documentações solicitadas, é preciso apresentar o CPF ou título de eleitor, além dos documentos dos demais familiares.

Diretora do Departamento de Benefícios do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Caroline Paranayba, ressalta que somente o cadastro não garante a participação efetiva no programa, uma vez em que ainda é realizado um processo de triagem antes de confirmar o benefício.

“O Bolsa Família tem uma disponibilidade orçamentária e um limite de famílias para atender, de acordo com a estimativa de pobreza de cada município. Com base nisso e no perfil das famílias, selecionamos as que poderão ingressar no programa. A entrada não é automática”, explicou.

 Saque do Bolsa Família

Ao realizar o cadastro, é preciso esperar uma correspondência da Caixa informando a aprovação no programa, com o prazo de entrega de 30 a 45 dias.

Na sequência, quando receber o cartão, o responsável deverá ir até uma unidade Caixa assinar o recebimento. Caso não tenha ninguém em casa, os Correios tentam por mais duas vezes e se não forem atendidos enviam o cartão para uma agência do banco.

Ao receber o cartão, basta ligar gratuitamente para 0800 726 0207, solicitar seu desbloqueio e liberação para cadastrar a senha. Depois, é preciso ir até uma unidade lotérica ou Caixa para realizar a validação da senha e assinar o termo de responsabilidade de guarda do cartão.

Registrados os dados, o atendente da unidade passará o cartão no caixa eletrônico para confirmar a ativação.

É válido ressaltar que os serviços de confirmação e validação podem ser feitos em qualquer agência da Caixa.

O mesmo se aplica para as unidades lotéricas. Quanto ao Centros de Referência de Assistência Social (Cras), basta procurar o mais próximo de seu endereço pelo site do governo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.