Inscrição Bolsa Família é feita em pontos da assistência social; saiba onde

O Bolsa Família é considerado um dos principais programas sociais do governo, atendendo cerca de 46 milhões de brasileiros que encontram-se em situação de pobreza. Desenvolvido desde 2003, a inscrição Bolsa Família tem como objetivo garantir o direito à alimentação e o acesso a saúde e educação por meio de auxílios financeiros mensais.

Inscrição Bolsa Família é feita em pontos da assistência social; saiba onde
Inscrição Bolsa Família é feita em pontos da assistência social; saiba onde

Para ser um beneficiário, é preciso inscrever-se no Cadastro Único, portal oficial dos Programas Sociais do Governo Federal. O cadastro é feito pelo próprio site e sede do Bolsa Família ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), presentes em todas as capitais brasileiras e demais municípios.

Notícia relacionada: Calendário Bolsa Família faz pagamentos na próxima semana; consulte as datas

Além de criar seu registro no Cadastro Único, é preciso atender as exigências solicitadas pelo programa. Comprovante de renda entre R$ 85,01 e R$ 170 mensais por pessoa, participação ativa nas escolas e registros médicos são alguns dos pré-requisitos solicitados.

Podem realizar as inscrições Bolsa Família qualquer pessoa do grupo familiar, desde que seja maior de 16 anos e preferencialmente do sexo feminino. Entre as documentações solicitadas, é preciso apresentar o CPF ou título de eleitor, além dos documentos dos demais familiares.

Diretora do Departamento de Benefícios do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Caroline Paranayba, ressalta que somente o cadastro não garante a participação efetiva no programa, uma vez em que ainda é realizado um processo de triagem antes de confirmar o benefício.

“O Bolsa Família tem uma disponibilidade orçamentária e um limite de famílias para atender, de acordo com a estimativa de pobreza de cada município. Com base nisso e no perfil das famílias, selecionamos as que poderão ingressar no programa. A entrada não é automática”, explicou.

 Saque do Bolsa Família

Ao realizar o cadastro, é preciso esperar uma correspondência da Caixa informando a aprovação no programa, com o prazo de entrega de 30 a 45 dias.

Na sequência, quando receber o cartão, o responsável deverá ir até uma unidade Caixa assinar o recebimento. Caso não tenha ninguém em casa, os Correios tentam por mais duas vezes e se não forem atendidos enviam o cartão para uma agência do banco.

Ao receber o cartão, basta ligar gratuitamente para 0800 726 0207, solicitar seu desbloqueio e liberação para cadastrar a senha. Depois, é preciso ir até uma unidade lotérica ou Caixa para realizar a validação da senha e assinar o termo de responsabilidade de guarda do cartão.

Registrados os dados, o atendente da unidade passará o cartão no caixa eletrônico para confirmar a ativação.

É válido ressaltar que os serviços de confirmação e validação podem ser feitos em qualquer agência da Caixa.

O mesmo se aplica para as unidades lotéricas. Quanto ao Centros de Referência de Assistência Social (Cras), basta procurar o mais próximo de seu endereço pelo site do governo.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Inscrição Bolsa Família é feita em pontos da assistência social; saiba onde

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA