O Bolsa Família é considerado um dos principais programas sociais do governo, atendendo cerca de 46 milhões de brasileiros que encontram-se em situação de pobreza. Desenvolvido desde 2003, a inscrição Bolsa Família tem como objetivo garantir o direito à alimentação e o acesso a saúde e educação por meio de auxílios financeiros mensais.
Para ser um beneficiário, é preciso inscrever-se no Cadastro Único, portal oficial dos Programas Sociais do Governo Federal. O cadastro é feito pelo próprio site e sede do Bolsa Família ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), presentes em todas as capitais brasileiras e demais municípios.
Notícia relacionada: Calendário Bolsa Família faz pagamentos na próxima semana; consulte as datas
Além de criar seu registro no Cadastro Único, é preciso atender as exigências solicitadas pelo programa. Comprovante de renda entre R$ 85,01 e R$ 170 mensais por pessoa, participação ativa nas escolas e registros médicos são alguns dos pré-requisitos solicitados.
Podem realizar as inscrições Bolsa Família qualquer pessoa do grupo familiar, desde que seja maior de 16 anos e preferencialmente do sexo feminino. Entre as documentações solicitadas, é preciso apresentar o CPF ou título de eleitor, além dos documentos dos demais familiares.
Diretora do Departamento de Benefícios do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Caroline Paranayba, ressalta que somente o cadastro não garante a participação efetiva no programa, uma vez em que ainda é realizado um processo de triagem antes de confirmar o benefício.
“O Bolsa Família tem uma disponibilidade orçamentária e um limite de famílias para atender, de acordo com a estimativa de pobreza de cada município. Com base nisso e no perfil das famílias, selecionamos as que poderão ingressar no programa. A entrada não é automática”, explicou.
Saque do Bolsa Família
Ao realizar o cadastro, é preciso esperar uma correspondência da Caixa informando a aprovação no programa, com o prazo de entrega de 30 a 45 dias.
Na sequência, quando receber o cartão, o responsável deverá ir até uma unidade Caixa assinar o recebimento. Caso não tenha ninguém em casa, os Correios tentam por mais duas vezes e se não forem atendidos enviam o cartão para uma agência do banco.
Ao receber o cartão, basta ligar gratuitamente para 0800 726 0207, solicitar seu desbloqueio e liberação para cadastrar a senha. Depois, é preciso ir até uma unidade lotérica ou Caixa para realizar a validação da senha e assinar o termo de responsabilidade de guarda do cartão.
Registrados os dados, o atendente da unidade passará o cartão no caixa eletrônico para confirmar a ativação.
É válido ressaltar que os serviços de confirmação e validação podem ser feitos em qualquer agência da Caixa.
O mesmo se aplica para as unidades lotéricas. Quanto ao Centros de Referência de Assistência Social (Cras), basta procurar o mais próximo de seu endereço pelo site do governo.