Cadastro Positivo recebe informações bancárias para atualização de dados

Aqueles que estão querendo melhorar o nome na praça ou solicitar serviços de crédito podem comemorar. Nessa segunda-feira (11), o Governo Federal anunciou que o Cadastro Positivo passará a incluir automaticamente todos os brasileiros que estão com as contas do banco em dia.

Cadastro Positivo inclui nomes de bons pagadores para consulta das empresas
Cadastro Positivo inclui nomes de bons pagadores para consulta das empresas

Para quem não sabe, o serviço trata-se de histórico onde é possível conferir todas as movimentações financeiras a partir do CPF do cidadão.

Leia também: Empréstimo do Banco Inter não faz consulta ao SPC/SERASA

Mediante as modificações, os bancos e demais instituições do setor foram obrigados a enviar o histórico completo de seus clientes nos últimos 12 meses. Saques, pagamentos, empréstimos, transições bancárias e movimentações em geral. Tudo será levado em consideração para o registro e atualização do histórico.

Foram autorizadas pelo Banco Central para receber tais informações as seguintes empresas: Boa Vista Serviços, Quod Gestora de Inteligência de Crédito, Serasa Experian e SPC Brasil, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Elas estarão responsáveis por registrar tais dados e manter as informações atualizadas.

Gerente do Cadastro Positivo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Vilário Pereira explicou que todos devem enviar os dados para o cadastro positivo. Segundo ele, é uma forma de manter o nome em circulação de modo que facilite na aceitação de pedidos de créditos ou empréstimos, por exemplo.

“Os varejistas que possuem crediário próprio ou cartão da loja também devem enviar os seus dados para o cadastro positivo. E isso deve acontecer ao longo dos próximos meses”, pontuou.

Previsões do Cadastro Positivo para os anos seguintes

Já em 2020, os registros passarão por novas modificações. Neles serão inclusas listas de bons e maus pagadores daqueles que não possuem conta em banco ou crédito em lojas.

Contas como água, luz, telefone, internet e celular passarão a compor a análise de dados mesmo que o titular não seja reconhecido pelas empresas que concedem crédito.

“Há estimativas do mercado que prevêem que cerca de 22 milhões de pessoas que antes não tinham acesso ao crédito poderão ter acesso ao crédito com a inclusão dos seus dados no cadastro positivo”, afirmou Vilásio.

Inicialmente, os bancos e financeiras precisam enviar os dados até o dia 19 deste mês de novembro. Já as empresas gestoras contarão com 30 dias para notificar cada cliente individualmente.

Na sequência, será autorizado mais 30 dias para a realização de consulta no histórico e caso não queira o cidadão poderá recusar sua inclusão no Cadastro Positivo. A pontuação do programa varia de zero a mil pontos, determinando o nível de nota máxima dos bons pagadores.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.