Quais documentos levar para o saque do FGTS? Confira!

No mês de setembro, o Governo Federal liberou, por meio da Medida Provisória nº 889/2019, a autorização para o saque do FGTS. Intitulado de saque-imediado, a modalidade vem movimentando milhões na economia do país e segue com um calendário previsto até o mês de dezembro. Entretanto, alguns trabalhadores estão em dúvida sobre qual a documentação necessária para pode retirar o benefício.

Quais documentos levar para o saque do FGTS? Confira!
Quais documentos levar para o saque do FGTS? Confira!

Para receber até $500 por conta vinculada ao fundo, além da carteira de trabalho, é preciso apresentar o extrato do FGTS, e o RG. Para aqueles considerados trabalhadores avulsos, é preciso a comprovação do ofício por meio da declaração do órgão gestor da mão de obra ou sindicato.

Leia também: Pagamento do FGTS anima setor do varejo com aposta de melhor Natal desde 2013

Também é preciso ter em mãos o Cartão Cidadão e senha. Caso não tenha vínculo com o banco, apresentando um documento original com foto é criada uma senha para acesso nos terminais eletrônicos.

Já para quem está enquadrado na modalidade de liquidação, e deseja retirar mais do que o permitido no saque imediato, deve levar o contrato de cessão de direitos ou da promessa de compra e venda, celebrado até 25/10/1996.

As firmas precisam estar reconhecidas em Cartório até 25/10/1996, ou, ainda, apresentar instrumento particular de procuração, com firma reconhecida até a data de 25/10/1996.

Para saque total do FGTS por outros motivos (Aposentadoria, Desastre Natural, Neoplasia Maligna, etc.), basta acessar o site oficial da Caixa e conferir a lista completa de acordo com cada categoria.

Nesses casos, a documentação varia dentro das necessidades e realidades de cada trabalhador, que precisará contar com registros trabalhistas, laudos médicos, entre outros, para comprovar sua necessidade em receber o saldo total do fundo de garantia.

Solicitação do saque do FGTS

Não há necessidade de notificar antecipadamente a Caixa Econômica Federal sobre o deseja de participar da modalidade de saque imediato. O trabalhador deve apenas comparecer até a agência, conforme o calendário, e apresentar os documentos citados anteriormente.

Em seguida, será encaminhado para o recebimento nos guichês de atendimento ou nos caixas eletrônicos. Os interessados em aderir ao saque aniversário, responsável pelo pagamento anual de parte do fundo de garantia, devem alertar ao banco o desejo de receber o benefício.

Além do saque-imeditado e do saque de aniversário, há outras ocasiões em que o trabalhador pode solicitar a retirada do benefício. Em caso de rescisão de contrato, por exemplo, ele precisará comunicar à Caixa e aguardar a abertura do processo em até cinco dias úteis.

Ao ser notificado, deverá comparecer a uma agência apresentando a documentação exigida para poder retirar a quantia.

Retirar o fundo de garantia

Caso seja demitido sem justa causa e se enquadre nas condições para receber o fundo de garantia, com valores de até R$ 3.000,00 basta comparecer a um das autorizadas abaixo com o Cartão Cidadão em mãos.

Quem não tiver o cartão, deve se dirigir até as salas de autoatendimento das agências, informando o número do do PIS/PASEP/NIT/NIS e a senha. Nesse caso, o limite do saque é de R$ 1.500.

Locais autorizados para saque:

  • Correspondentes Caixa Aqui;
  • Lotéricas;
  • Postos de Atendimento Eletrônico;
  • Salas de Autoatendimento.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.