DETRAN MG passa a usar tecnologia de reconhecimento facial pra evitar fraudes

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais está contando com um serviço especial para detectar fraudes na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O sistema de reconhecimento fácil dos motoristas tem como objetivo reduzir o número de crimes relacionados a clonagem, falsificação e estelionato no processo de emissão da CNH. A medida está em funcionamento desde o dia 21 de outubro e o DETRAN MG já detectou dois possíveis casos de estelionato.

DETRAN MG passa a usar tecnologia de reconhecimento facial pra evitar fraudes
DETRAN MG passa a usar tecnologia de reconhecimento facial pra evitar fraudes

Chefe da Divisão de Habilitação da cidade, a delegada Flávia Portes explica que o projeto prevê uma maior segurança para todos os motoristas, uma vez em que muitos têm suas documentações copiadas por gangues criminosas que atuam na falsificação de documentos.

Leia também: Com alíquotas chegando a 4% IPVA do sudeste é um dos mais caros do Brasil

Segundo ela, a violação mais comum envolvendo o Detran é quando os condutores são pegos utilizando uma CNH invalida, feia fora do órgão oficial.

Para detectar os infratores, a tecnologia utilizará da biometria coletada pelo próprio Detran. Os dados dos motoristas locais passaram a ser registrados automaticamente no banco de informações do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), possibilitando a consulta e confirmação da identidade caso seja necessário.

Ao comparar as informações, se for detectado um percentual de similaridade superior a 93%, o documento terá sua emissão na hora.

Caso o percentual seja inferior, a comprovação precisará ser feita manualmente por um funcionário do Detran e somente após a checagem a CNH terá autorização para ser emitida.

“Assim, quando a pessoa for solicitar a emissão de um novo documento, como segunda via, por exemplo, ele será submetido a uma nova coleta de fotografia e o sistema de reconhecimento facial irá verificar se há similaridade entre esta imagem recém coletada e aquela já cadastrada no banco nacional”, detalha a delegada.

Além disso, o programa também contará com a captura de imagens. Caso o candidato tenha fotografias anteriores aos últimos dois anos, precisará solicitar a emissão de um novo documento. Nesse caso, basta ir até a unidade do Detran MG ou qualquer outra clínica médica credenciada para solicitar uma coleta gratuita.

“O sistema prima por um banco de dados com fotos o mais atualizadas possível, então, o reaproveitamento de uma foto já existente no cadastro nacional só irá acontecer se ela tiver sido coletada há, no máximo, dois anos”, completou a oficial.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.