Definidos bancos que pagarão os benefícios do INSS pelos próximos 15 anos

Foi confirmado nos últimos dias 5 e 7, por meio do leilão tradicionalmente feito pelo INSS, os bancos que farão os pagamentos dos benefícios da Previdência nos próximos 15 anos. Santander, Crefisa, Agibank, Itaú-Unibanco, BMG e Mercantil do Brasil, foram os nomeados para pagar os beneficiários admitidos entre 2020 e 2024.

Definidos bancos que pagarão os benefícios do INSS pelos próximos 15 anos
Definidos bancos que pagarão os benefícios do INSS pelos próximos 15 anos

Além de proporcionar os saques, as agências também poderão oferecer crédito consignado para os beneficiários. Terão como obrigação realizar a “prova de vida” e também notificar aqueles que apresentem suspeita de irregularidade em seus dados.

Leia mais: Segunda parcela do 13° salário do INSS inicia pagamentos nas próximas semanas

“A operação desafoga serviço administrativo do INSS e melhora o fluxo desses serviços. Os bancos têm condições mais efetivas de prestar esses serviços porque lidam todos os meses com aposentados” disse Renato Vieira, presidente do INSS.

Outra obrigação será a emissão, sem custo, do primeiro cartão de saque com função de débito, sem necessidade de abertura de conta. Com o cartão o beneficiário poderá realizar compras na função débito, movimentar sua conta e verificar extrato. Essa é uma das novidades que tem como objetivo facilitar as transições do aposentado e pensionista, além de diminuir os congestionamentos nas agências bancárias, otimizando os serviços.

Ao todo, 23 instituições bancárias fizeram parte da disputa que contou com 26 lotes. Segundo a gestão administrativa do INSS a expectativa é que haja uma arrecadação, por parte dos vencedores, de R$ 24 bilhões nos próximos cinco anos. O instituto também informou que a oferta mínima estipulada pelo governo foi de 612%. No lote que inclui os estados de Alagoas e Sergipe, foi de 9.200%.

Apesar da definição, é importante lembrar que tais agências passarão a atuar apenas em 2020, sem interferir nos pagamentos atuais. Estes continuarão sendo realizados pelas instituições previstas para 2019.

Benefícios para os bancos, segundo o INSS

Para os bancos vencedores, a folha de pagamento surge como uma ótima oportunidade de negócio. Ao terem as contas dos segurados, poderão oferecer seus serviços bancários e ganhar em cima das taxas cobradas para a realização dos mesmos.

O crédito consignado a aposentados e pensionistas, por exemplo, são algumas das opções normalmente solicitadas pelos beneficiários que lhes proporcionarão uma boa margem de lucro.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.