Foi confirmado nos últimos dias 5 e 7, por meio do leilão tradicionalmente feito pelo INSS, os bancos que farão os pagamentos dos benefícios da Previdência nos próximos 15 anos. Santander, Crefisa, Agibank, Itaú-Unibanco, BMG e Mercantil do Brasil, foram os nomeados para pagar os beneficiários admitidos entre 2020 e 2024.
Além de proporcionar os saques, as agências também poderão oferecer crédito consignado para os beneficiários. Terão como obrigação realizar a “prova de vida” e também notificar aqueles que apresentem suspeita de irregularidade em seus dados.
Leia mais: Segunda parcela do 13° salário do INSS inicia pagamentos nas próximas semanas
“A operação desafoga serviço administrativo do INSS e melhora o fluxo desses serviços. Os bancos têm condições mais efetivas de prestar esses serviços porque lidam todos os meses com aposentados” disse Renato Vieira, presidente do INSS.
Outra obrigação será a emissão, sem custo, do primeiro cartão de saque com função de débito, sem necessidade de abertura de conta. Com o cartão o beneficiário poderá realizar compras na função débito, movimentar sua conta e verificar extrato. Essa é uma das novidades que tem como objetivo facilitar as transições do aposentado e pensionista, além de diminuir os congestionamentos nas agências bancárias, otimizando os serviços.
Ao todo, 23 instituições bancárias fizeram parte da disputa que contou com 26 lotes. Segundo a gestão administrativa do INSS a expectativa é que haja uma arrecadação, por parte dos vencedores, de R$ 24 bilhões nos próximos cinco anos. O instituto também informou que a oferta mínima estipulada pelo governo foi de 612%. No lote que inclui os estados de Alagoas e Sergipe, foi de 9.200%.
Apesar da definição, é importante lembrar que tais agências passarão a atuar apenas em 2020, sem interferir nos pagamentos atuais. Estes continuarão sendo realizados pelas instituições previstas para 2019.
Benefícios para os bancos, segundo o INSS
Para os bancos vencedores, a folha de pagamento surge como uma ótima oportunidade de negócio. Ao terem as contas dos segurados, poderão oferecer seus serviços bancários e ganhar em cima das taxas cobradas para a realização dos mesmos.
O crédito consignado a aposentados e pensionistas, por exemplo, são algumas das opções normalmente solicitadas pelos beneficiários que lhes proporcionarão uma boa margem de lucro.