Acabou de abrir um novo negócio ou está pensando em expandir sua empresa? Em tempos de crise econômica, está cada vez mais difícil conseguir empréstimos bancários. Para quem está começando a ingressar no mercado como autônomo, optar pelo registro como Microempreendedor Individual (MEI) vem se mostrando uma ótima opção, principalmente porque o serviço agora fornece empréstimos para os cadastrados.
Pois é, por meio do MEI você pode dar passos maiores para seu empreendimento sem sujar o nome no mercado. Entre suas principais vantagens, está a redução de taxa de juros aplicadas a demais bancos. Sendo comprovada a aplicação de crédito da empresa, o serviço pode oferecer diversas opções com saques de até R$ 20 mil.
Leia também: MEI: como regularizar seu micro empreendimento?
Como solicitar meu empréstimo bancário?
Instituições como o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDS), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, entre outras, estão na lista das agências que atendem quem é MEI. Para solicitar seu empréstimo, antes de mais nada, é importante realizar uma pesquisa de modo que possa identificar quais as melhores taxas e demais cobranças fornecidas por cada banco.
Outra dica importante é estar atento as linhas de créditos específicas. O serviço varia de acordo com o objetivo do microempreendedor que deve entender até que ponto vale o financiamento. Ou seja, esteja atento a realidade da sua empresa e entenda quais as necessidades prioritárias da mesma.
Ciente das possibilidades de créditos, é hora de recorrer a orientação de renda solicitada enquanto pessoa jurídica. Ter alguém na área de finanças para auxilia-lo nesse processo pode ser um grande diferencial, evitado maiores transtornos. O profissional poderá lhe ajudar com a efetivação do investimento, ampliar capital de giro e antecipar suas vendas.
Requisitos:
A lista abaixo apresenta todas as etapas necessárias para solicitar seu empréstimo bancário enquanto MEI:
- Documentação: RG, CPF, comprovante de residência e o Certificado do MEI;
- Plano de Investimento: elaborar um planejamento para sua empresa, objetivos, atividades, onde o valor solicitado será investido, tempo de lucro, expectativa de vendas, gastos, entre outras coisas.
- Comprovante de Renda: visando assegurar o banco de que você pode arcar com a despesa, é importante apresentar o comprovante de renda da empresa e também o seu pessoal, de modo que eles se sintam seguros em concedê-lo o empréstimo.