Governo do RS adianta pagamento do IPVA 2020 e suspende parcelamento

O governo o Rio Grande do Sul anunciou medidas para equilibrar as contas do Estado. Uma dessas medidas é sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o tributo deverá ser pago à vista. Diferente de outros estados que permitirão o parcelamento do IPVA 2020.

Governo do RS adianta pagamento do IPVA 2020 e suspende parcelamento
Governo do RS adianta pagamento do IPVA 2020 e suspende parcelamento

O imposto referente ao ano de 2020 deverá ser pago pelos motoristas gaúchos apenas entre os dias 6 e 30 de janeiro e sem a possibilidade de parcelar o imposto do veículo.

Os únicos descontos que serão mantidos e podem ser acumulados serão os do bom motorista, que variam de 5% a 15% de desconto e o da Nota Fiscal Gaúcha, que oscila de 1% a 5% de desconto no IPVA.

Leia também: Carro furtado? Entenda o que acontece com o IPVA 2020

O Estado gaúcho conta com aproximadamente 6,7 milhões de veículos em sua frota, sendo 3,7 milhões tributáveis e 3 milhões isentos da cobrança.

Aos que fizerem o pagamento até o dia 30 de dezembro de 2019, terão direito ao valor da Unidade de Padrão Fiscal (UPF), referente ao ano.

Depois disso, o IPVA 2020 terá incidência do novo índice de variação da UPF, com cerca de 4% de aumento para o novo ano.

A expectativa, segundo o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, é de que essas alterações resultem no ingresso de cerca de R$ 2 bilhões em caixa entre dezembro e janeiro. Esse valor, por lei, deve ser dividido com os municípios. Isso significa que apenas R$ 1 bilhão ficará, de fato com o Estado do Rio Grande do Sul

O novo calendário foi divulgado pela Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, veja a seguir:

Calendário Rio Grande do Sul – IPVA 2020

Desconto do Bom Motorista

Desconto do Bom Cidadão (Nota Fiscal Gaúcha)

YouTube video player
Sair da versão mobile