Pagamento do FGTS: Caixa informa que agências deixarão de funcionar aos sábados

O saque do FGTS vem movimentando e muito as agências da Caixa Econômica Federal. Desde o começo de outubro, milhares de brasileiros estão comparecendo diariamente as unidades representativas para poder retirar o saque-imediato. Para suprir a demanda de pagamento do FGTS, o banco estendeu seu horário de atendimento, mas voltou atrás nessa quarta-feira.

Pagamento do FGTS: Caixa informa que agências deixarão de funcionar aos sábados
Pagamento do FGTS: Caixa informa que agências deixarão de funcionar aos sábados

Segundo Pedro Guimarães, presidente da Caixa, a decisão de abrir aos sábado se mostrou “matematicamente desnecessária”. Ele alega que a maioria dos saques são realizados por meio dos próprios caixas eletrônicos e que as entradas nas agências ocorrem poucas vezes, apenas quando o beneficiário esquece sua senha.

Leia também: Caixa altera calendário para recebimento do FGTS; confira as novas datas

De qualquer forma, segundo Guimarães, o serviço é realizado de forma rápida e prática, sem que trave as filhas ou extrapole o horário de funcionamento estipulado. Em sua fala, ainda ressaltou que a realização dos serviços aos sábados passou a ter um grande custo benefício, energia, pagamento de hora extra dos funcionários, entre outras cobranças operacionais, pesaram na folha de pagamento do Instituto.

Desse modo, a partir da decisão publicada, a Caixa volta ao seu horário de funcionamento normal, de segunda à sexta-feira.

MP de pagamento do FGTS

A autorização do saque do FGTS foi realizada por meio de uma medida provisória (MP) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro. Entretanto, só passará a virar uma lei a partir da aprovação do Congresso, que ainda está analisando a medida.

A proposta prevê a liberação do valor de R$ 500, equivalente ao chamado saque-imediato. Hugo Motta, deputado relator da proposta, ainda deseja alterar o valor para que ele passe a ser de até R$ 998.

Quanto a este aumento, o presidente da Caixa demonstrou tranqüilidade, afirmando que do Instituto está preparado para disparar os saques. “Estamos tranquilos, pois 82% dos trabalhadores com direito a saque têm conta na Caixa. Para quem não tem,  é possível retirar nas lotéricas, ou ATMs (máquina de saques). Em caso de aprovação, temos até 31 de março para realizar os pagamentos”, declarou.

Quanto à medida de redução da taxa de administração do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), de 1% para 0,5%, Pedro alegou que essa é uma prerrogativa do Congresso Nacional. “Estamos melhorando muito pela tecnologia a eficiência. Os custos que temos hoje são muito inferiores a 2017. Agora, a gente ainda não recebeu [a proposta], não houve discussão. Mas estamos muito tranquilos”, disse ele.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.