Caixa altera calendário para recebimento do FGTS; confira as novas datas

A Caixa Econômica Federal anunciou a antecipação de pagamentos para todos os trabalhadores do saque imediato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A liberação, que estava prevista até o mês de março de 2020, agora acontece de outubro até dezembro deste ano, conforme a data de nascimento dos cadastrados. A alteração no calendário do FGTS foi divulgada nesta segunda-feira (21).

Caixa altera calendário para recebimento do FGTS;
Caixa altera calendário para recebimento do FGTS;

Os saques do fundo de garantia estão vinculados as contas ativas e inativas, limitados a até R$ 500 por conta. Aqueles que possuem poupança na Caixa, e os correntistas que liberaram o crédito, tiveram os valores depositados automaticamente até o dia 9 de outubro.

Já para quem não tem cadastro, a retirada pode ser feita pelos canais de atendimento do banco (lotéricas, agências, caixas de autoatendimento e correspondentes bancários). Por meio de um outro calendário FGTS definido pela rede bancária.

Leia também: Calendário do FGTS: data limite para saque vai até março/2020

Veja a partir de quando poderá sacar até R$ 500 no calendário FGTS:

Calendário para quem NÃO é cliente da Caixa:

  • Nascidos em janeiro: a partir de 18 de outubro;
  • Nascidos em fevereiro e março: a partir de 25 de outubro;
  • Nascidos em abril e maio: a partir de 8 de novembro;
  • Nascidos em junho e julho: a partir de 22 de novembro;
  • Nascidos em agosto: a partir de 29 de novembro;
  • Nascidos em setembro e outubro: a partir de 6 de dezembro;
  • Nascidos em novembro e dezembro: a partir de 18 de dezembro.

Calendário para quem tem poupança na Caixa:

  • Nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril: recebem a partir de 13/09/2019;
  • Nascidos em maio, junho, julho e agosto: recebem a partir de 27/09/2019;
  • Nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro: recebem a partir de 09/10/2019.

Calendário para quem tem conta-corrente na Caixa:

  • Nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril: se autorizaram até 08/09, recebem em 13/09;
  • Nascidos em maio, junho, julho e agosto: se autorizarem até 22/09, recebem em 27/09;
  • Nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro: se autorizarem até 04/10, recebem em 09/10.

Para todos os casos o fim do calendário FGTS é marcado para o dia 31 de março de 2020. Os trabalhadores que não tiverem interesse em receber o benefício, e não participarem do saque até essa data, terão o crédito estornado para o fundo automaticamente.

Até o momento, foram pagos mais de 15,4 bilhões de reais em saques do fundo de garantia para cerca de 37,3 milhões de trabalhadores (40% do total). Outra medida anunciada na última segunda-feira (21), foi o fim da cobrança de taxa pela eventual solicitação de TED para outro banco após saque imediato do FGTS no guichê da instituição. Antes, o custo da TED era de 22 reais.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.