INSS publica edital para contratar bancos responsáveis pelo pagamento dos benefícios

O terceiro pregão da folha do INSS foi marcado. A convocação acontecerá no dia 5 de novembro, às 10h, no auditório do Edifício Sede do INSS, em Brasília (DF). Ela tem como objetivo debater o funcionamento dos serviços bancários parceiros para a retirada do benefício. A informação foi publicada no último dia 23, por meio do novo edital (n° 16).

Na sequência, após os ajustes e definições das instituições bancárias responsáveis pelos benefícios concedidos entre 2020 e 2024, será realizada uma sessão pública, comunicando o encerramento para novos licitantes.

Leia mais: Aposentadoria do INSS vai subir com reajuste no teto de 2020

A última edição foi realizada durante o mês de agosto deste ano, contando com a presença de 20 instituições bancárias. Na ocasião, foram debatidas pautas a respeito do processo de licitação, de modo que pudessem entender as alterações de legislações realizadas.

Sobre o encontro, Márcia Eliza Souza, Diretora de Benefícios do Instituto, afirmou: “Este é um processo de construção, estamos aqui para receber sugestões”. A iniciativa ocorre desde 2009 e tem como objetivo criar uma ordem de preferência para o contrato dos bancos responsáveis por administrar os pagamentos do INSS.

Para participar do pregão, as instituições bancárias interessadas devem comparecer à licitação apresentando os documentos solicitados no edital. Todos os candidatos têm o direito de realizar ofertas de preços para os benefícios, desde que estes sejam realizados dentro do período contratual.

As normas, regras e documentos necessários para cadastro são sempre disponibilizados por meio dos editais e também podem ser conferidos na versão prévia do Edital. A versão final do documento e todas as informações sobre a data e o local da licitação serão publicadas no site do INSS.

Novidades

A partir de 2020, os beneficiários poderão sacar seus pagamentos por meio de um cartão magnético. Ele poderá ser utilizado na função de debito, possibilitando compras diretas e demais atividades bancárias correspondentes a modalidade.

Hoje, todos os pagamentos são feitos prioritariamente pela Caixa, solicitando aos beneficiados a emissão do Cartão Cidadão. Por meio dele, é possível usufruir todos os benefícios oferecidos pelo INSS, como o salário maternidade (para mães pós gestação, cadastradas no instituto), auxílio doença (trabalhadores impossibilitados de trabalhar por questões de saúde), entre outros.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.