O terceiro pregão da folha do INSS foi marcado. A convocação acontecerá no dia 5 de novembro, às 10h, no auditório do Edifício Sede do INSS, em Brasília (DF). Ela tem como objetivo debater o funcionamento dos serviços bancários parceiros para a retirada do benefício. A informação foi publicada no último dia 23, por meio do novo edital (n° 16).
Na sequência, após os ajustes e definições das instituições bancárias responsáveis pelos benefícios concedidos entre 2020 e 2024, será realizada uma sessão pública, comunicando o encerramento para novos licitantes.
Leia mais: Aposentadoria do INSS vai subir com reajuste no teto de 2020
A última edição foi realizada durante o mês de agosto deste ano, contando com a presença de 20 instituições bancárias. Na ocasião, foram debatidas pautas a respeito do processo de licitação, de modo que pudessem entender as alterações de legislações realizadas.
Sobre o encontro, Márcia Eliza Souza, Diretora de Benefícios do Instituto, afirmou: “Este é um processo de construção, estamos aqui para receber sugestões”. A iniciativa ocorre desde 2009 e tem como objetivo criar uma ordem de preferência para o contrato dos bancos responsáveis por administrar os pagamentos do INSS.
Para participar do pregão, as instituições bancárias interessadas devem comparecer à licitação apresentando os documentos solicitados no edital. Todos os candidatos têm o direito de realizar ofertas de preços para os benefícios, desde que estes sejam realizados dentro do período contratual.
As normas, regras e documentos necessários para cadastro são sempre disponibilizados por meio dos editais e também podem ser conferidos na versão prévia do Edital. A versão final do documento e todas as informações sobre a data e o local da licitação serão publicadas no site do INSS.
Novidades
A partir de 2020, os beneficiários poderão sacar seus pagamentos por meio de um cartão magnético. Ele poderá ser utilizado na função de debito, possibilitando compras diretas e demais atividades bancárias correspondentes a modalidade.
Hoje, todos os pagamentos são feitos prioritariamente pela Caixa, solicitando aos beneficiados a emissão do Cartão Cidadão. Por meio dele, é possível usufruir todos os benefícios oferecidos pelo INSS, como o salário maternidade (para mães pós gestação, cadastradas no instituto), auxílio doença (trabalhadores impossibilitados de trabalhar por questões de saúde), entre outros.