Entenda o que pode levar ao cancelamento do Bolsa Família e veja medidas para manter benefício

Está com medo de cair no pente fino do governo e ser incluso no cancelamento do Bolsa Família? Fique atento as documentações e comprovações necessárias para manter-se como beneficiário. Implementado pelo Governo Federal no ano de 2001, o programa é considerado um dos principais suportes de assistência social no Brasil, atendendo mais de 13 milhões de lares.

Entenda o que pode levar ao cancelamento do Bolsa Família e veja medidas para manter benefício
Entenda o que pode levar ao cancelamento do Bolsa Família e veja medidas para manter benefício

Sua aplicação é direcionada para famílias enquadradas em estado de extrema pobreza, tendo como objetivo reinstituir suas vidas por meio de incentivos financeiros, educacionais e sociais. O programa atua diretamente na garantia ao direito destes, tendo como foco a alimentação, o acesso à educação e à saúde. Porém, são necessários alguns pré-requisitos para compor o seu quadro de beneficiários.

Leia também: 13° salário do Bolsa Família tem data definida para pagamentos

Sua fiscalização costuma aplicar punições e advertência que podem afetar o valor disponibilizado, sendo este de R$ 89,00 mensais (no caso do benefício básico) e demais auxílio como o benefício jovem, gravidez, variável nutriz, entre outros que podem ser acumulados de acordo com a realidade de cada família.

Saiba o que fazer para não cair no cancelamento Bolsa Família:

Atualização de dados

Muitas vezes, os cortes do governo podem acontecer por informações fornecidas erroneamente. Dessa forma, é imprescindível manter os dados do Cadastro Único sempre atualizados, informando qualquer mudança desde endereço, mudança de escola, vinculo empregatício, etc.

Nesse caso, se houver cortes ou advertências, basta dirigir-se até a Secretaria de Desenvolvimento Social ou o Cras mais próximo e reverter a situação comprovando suas informações.

Atualização de saúde

Todos os beneficiários precisam manter seus dados de saúde atualizados. Para isso, é preciso ir até o CRAS ou prefeitura e informar qualquer alteração. Neste caso, os principais atendidos são os menores de 7 anos, mulheres de até 44 anos e gestantes.

Frequência escolar dos filhos

Assiduidade na escola é outro fator de extrema importância. Em caso de falta, o menor poderá perder seu auxílio. O desenvolvimento educacional é tratado como uma das principais prioridades do governo, o que valida a importância da presença do aluno.

Entenda o nível de frequência exigido: Estudantes entre 6 e 15 anos, corresponde a 85%. Para adolescentes com idades entre 16 e 17 anos, é preciso uma participação de 75%.

Renda alta

Caso seja detectado incompatibilidade com a renda solicitada para a participação no programa, o Governo Federal tende a fazer o cancelamento imediato. Por tanto, apenas aqueles que estão dentro do piso informado podem gozar do benefício.

Atualmente os dados são cruzados pelas seguintes bases governamentais:

  • Relação Anual de Informações Sociais (Rais);
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged);
  • Sistema de Controle de Óbitos (Sisobi);
  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape);
  • Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.