Bolsonaro lança pacote de incentivo ao emprego entre jovens e idosos

Marcando seus 300 dias de governo, Bolsonaro lança pacote que disponibiliza emprego para jovens (entre 18 anos e 29 anos) e pessoas acima de 55 anos. A ação será oficializada por meio de uma solenidade, marcada para acontecer no Palácio do Planalto, nessa segunda-feira (4).

Bolsonaro lança pacote de incentivo ao emprego entre jovens e idosos
Bolsonaro lança pacote de incentivo ao emprego entre jovens e idosos

A ocasião marcará a divulgação de uma plano que prioriza vários públicos interessados em conseguir um emprego, ou se consolidar dentro das atividades prestadas. De acordo com informações previamente anunciadas pela equipe do presidente, o governo vai contar com a ajuda do setor privado para qualificar 800 jovens.

E mais, haverá investimento governamental predestinado a população de baixa renda, com a criação de um programa de microcrédito. A ideia é oferecer suporte e capacitação para microempreendedores, de modo que eles possam desenvolver seu negócio obtendo bons resultados. Os interessados poderão abrir uma conta gratuita e dividir os riscos de custo com os sócios.

Além disso, o governo também está articulando uma ação para incluir aqueles que estão ausentes do trabalho por questões de saúde ou tenham sofrido algum acidente. A medida visa instituir uma nova modalidade de contratação por medida provisória, como uma espécie de política de inclusão para que estes possam retomar suas atividades.

Saiba mais: Empregos sem garantia de direitos trabalhistas têm ofertas três vezes maior que vagas formais 

Os beneficiados poderão gozar da ação por dois anos e seus empregadores não estarão autorizados para contratações que possam substituir os atuais funcionários.

Opinião presidencial sobre o plano de emprego

Em passagem por Pequim, Jair Bolsonaro falou sobre as medidas previstas para reaver a taxa de desemprego. Segundo o presidente, sua equipe está desenvolvendo projetos que tenham como finalidade flexibilizar os direitos do trabalho para menores de 30 anos e maiores de 54 anos.

“É parecido com a carteira verde-amarela. Menos encargos trabalhistas. Até 29 anos e a partir de 55 anos vai ser dada ênfase nessas pontas. As pessoas reclamam que vão ficando mais velhas e não encontram mais emprego. Não dá para mexer na CLT porque esta engessada pela Constituição. Quem quer empregar está com medo por causa da Justiça do Trabalho”, afirmou.

Reduções fiscais

Para realizar tais medidas, o Ministério da Economia dará inicio ao processo de desoneração da folha de pagamento e também irá aniquilar as contribuições para a Previdência Social, o Sistema S e salário-educação desses grupos. Quanto ao FGTS, sofrerá uma redução de 6%, segundo os especialistas econômicos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.