Está com pendências ou dúvidas sobre o seu INSS? Fique atento! A partir deste mês, a central de atendimento INSS surge com um novo modelo. Atividades como: agenda de retirada de benefícios, bloqueio e desbloqueio para empréstimo, entre outras, agora contam com um menu direcionado.

Central de atendimento INSS sofre mudanças
Central de Atendimento INSS sofre mudanças

O processo é simples, ao ligar o telefone INSS: 135, basta fornecer seu CPF (ou do titular que deseja buscar informações) para que a atendente eletrônica do INSS possa lhe informar o número do protocolo. Na sequência, será apresentada uma lista de opções enumeradas de 1 a 8 para que selecione o serviço desejado.

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A alteração do serviço de atendimento INSS tem relação com a forma que os processos  eletrônicos são feito. Antes, era necessário ouvir todo o menu para somente depois informar o ramal de preferência. Agora o usuário pode digitar o número desejado assim que ouvir a orientação.

Como acessar a Central de Atendimento INSS

Ao ligar para o número 135, digite:

  • Resultado de perícia médica: digite – 1
  • Consultar data e local de pagamento de benefício: digite – 2
  • Requerer benefício, CTC ou agendar perícia médica: digite – 3
  • Consultar andamento do pedido: digite – 4 – 1
  • Agendar cumprimento de exigência: digite – 4 – 2
  • Cancelar requerimento: digite – 4 – 3
  • Para cópia de processo: digite – 5 – 1
  • Para agendar retirada de extrato de benefício: digite – 5 – 2 – 1
  • Para agendar retirada de extrato previdenciário: digite – 5 – 2 – 2
  • Para agendar retirada de extrato de consignações: digite – 5 – 2 – 3
  • Para agendar retirada de extrato de imposto de renda: digite – 5 – 2 – 4
  • Para agendar retirada de carta de concessão: digite – 5 – 2 – 5
  • Para agendar retirada de declaração de benefício: digite – 5 – 2 – 6
  • Para solicitar pagamento de benefício não recebido: digite – 6 – 1
  • Transferir benefício para outra Agência do INSS: digite – 6 – 2
  •  Bloqueio/desbloqueio de benefício para empréstimo: digite – 6 – 3
  • Alterar forma de pagamento: digite – 6 – 4
  • Revisão: digite – 6 – 5
  • Outros serviços: digite – 6 – 6
  • Informações sobre o aplicativo Meu INSS: digite – 7 – 1
  • Informações sobre contribuição ao INSS: digite – 7 – 2
  • Informações sobre aposentadoria por idade urbana: digite – 7 – 3 – 1
  • Informações sobre aposentadoria por idade rural: digite – 7 – 3 – 2
  • Informações sobre aposentadoria por tempo de contribuição: digite – 7 – 3 – 3
  • Informações sobre aposentadoria com deficiência: digite – 7 – 3 – 4
  • Informações sobre aposentadoria especial: digite – 7 – 3 – 5
  • Informações sobre auxílio-doença: digite – 7 – 4
  • Informações sobre pensão por morte: digite – 7 – 5
  • Informações sobre salário-maternidade: digite – 7 – 6
  • Informações sobre auxílio-reclusão: digite – 7 – 7
  • Informações sobre benefícios assistenciais: digite – 7 – 8
  • Informações sobre outros serviços: digite – 7 – 9
  • Elogios, sugestões, denúncias ou reclamações: digite – 8
  • Outras solicitações ou falar com um atendente: digite – 0

Caso seja feita por meio de um telefone fixo, a ligação para central de atendimento INSS é gratuita, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Já aqueles que desejarem resolver online, podem contar com o atendimento eletrônico, acessando o site do INSS, que funciona 24h.