Está com pendências ou dúvidas sobre o seu INSS? Fique atento! A partir deste mês, a central de atendimento INSS surge com um novo modelo. Atividades como: agenda de retirada de benefícios, bloqueio e desbloqueio para empréstimo, entre outras, agora contam com um menu direcionado.
O processo é simples, ao ligar o telefone INSS: 135, basta fornecer seu CPF (ou do titular que deseja buscar informações) para que a atendente eletrônica do INSS possa lhe informar o número do protocolo. Na sequência, será apresentada uma lista de opções enumeradas de 1 a 8 para que selecione o serviço desejado.
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A alteração do serviço de atendimento INSS tem relação com a forma que os processos eletrônicos são feito. Antes, era necessário ouvir todo o menu para somente depois informar o ramal de preferência. Agora o usuário pode digitar o número desejado assim que ouvir a orientação.
Como acessar a Central de Atendimento INSS
Ao ligar para o número 135, digite:
- Resultado de perícia médica: digite – 1
- Consultar data e local de pagamento de benefício: digite – 2
- Requerer benefício, CTC ou agendar perícia médica: digite – 3
- Consultar andamento do pedido: digite – 4 – 1
- Agendar cumprimento de exigência: digite – 4 – 2
- Cancelar requerimento: digite – 4 – 3
- Para cópia de processo: digite – 5 – 1
- Para agendar retirada de extrato de benefício: digite – 5 – 2 – 1
- Para agendar retirada de extrato previdenciário: digite – 5 – 2 – 2
- Para agendar retirada de extrato de consignações: digite – 5 – 2 – 3
- Para agendar retirada de extrato de imposto de renda: digite – 5 – 2 – 4
- Para agendar retirada de carta de concessão: digite – 5 – 2 – 5
- Para agendar retirada de declaração de benefício: digite – 5 – 2 – 6
- Para solicitar pagamento de benefício não recebido: digite – 6 – 1
- Transferir benefício para outra Agência do INSS: digite – 6 – 2
- Bloqueio/desbloqueio de benefício para empréstimo: digite – 6 – 3
- Alterar forma de pagamento: digite – 6 – 4
- Revisão: digite – 6 – 5
- Outros serviços: digite – 6 – 6
- Informações sobre o aplicativo Meu INSS: digite – 7 – 1
- Informações sobre contribuição ao INSS: digite – 7 – 2
- Informações sobre aposentadoria por idade urbana: digite – 7 – 3 – 1
- Informações sobre aposentadoria por idade rural: digite – 7 – 3 – 2
- Informações sobre aposentadoria por tempo de contribuição: digite – 7 – 3 – 3
- Informações sobre aposentadoria com deficiência: digite – 7 – 3 – 4
- Informações sobre aposentadoria especial: digite – 7 – 3 – 5
- Informações sobre auxílio-doença: digite – 7 – 4
- Informações sobre pensão por morte: digite – 7 – 5
- Informações sobre salário-maternidade: digite – 7 – 6
- Informações sobre auxílio-reclusão: digite – 7 – 7
- Informações sobre benefícios assistenciais: digite – 7 – 8
- Informações sobre outros serviços: digite – 7 – 9
- Elogios, sugestões, denúncias ou reclamações: digite – 8
- Outras solicitações ou falar com um atendente: digite – 0
Caso seja feita por meio de um telefone fixo, a ligação para central de atendimento INSS é gratuita, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Já aqueles que desejarem resolver online, podem contar com o atendimento eletrônico, acessando o site do INSS, que funciona 24h.