COMO SOLICITAR O BENEFÍCIO ONLINE?
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o SINE/IDT (Sistema Nacional de Emprego e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho) suspendeu o atendimento presencial nas unidades de todo o país.
Os trabalhadores que precisam dar entrada no seguro-desemprego podem solicitar o benefício online: - Pelo site oficial 'gov.br/trabalho' - Pelo aplicativo 'Carteira de Trabalho Digital'
É importante lembrar que o seguro-desemprego é concedido ao trabalhador demitido sem justa causa. O auxílio pode ser solicitado de 7 a 120 dias após a demissão.
Quem pode solicitar o seguro-desemprego: - Quem tiver sido dispensado sem justa causa; - Estiver desempregado, quando do requerimento do benefício; - Ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física equiparada à jurídica (inscrita no CEI) - Não possuir renda própria para o sustento de sua família
Quem pode solicitar o seguro-desemprego: - Não estiver recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente
Documentos para solicitar o seguro-desemprego: - RG - Carteira de Trabalho com identificação de Inscrição no PIS/PASEP - Requerimento de Seguro Desemprego (impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego) - Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, com o código 01 ou 03 ou 88