27/10/2022
Por Ariel França
Muito tem se falado sobre o orçamento secreto, o termo, no entanto, não é de conhecimento de muitas pessoas e pode gerar algumas confusões.
O orçamento secreto foi criado durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), e tem sido visto por muitos especialistas como uma estratégia corrupta de agradar os políticos.
A medida nada mais é do que a Emenda do Relator, ou seja, um pedido do parlamentar por verba pública para investimento em setores como saúde e educação.
Ele é chamado de secreto porque existe pouca ou quase nenhuma transparência, o que pode gerar desconfiança por parte da sociedade.
A alteração nas regras dessas emendas que se transformaram em orçamento secreto foi aprovada em 2019 no Congresso Nacional, e passou a valer em 2020.
A partir disso, o nome do deputado fica oculto, e não se sabe quem está destinando dinheiro público já que tudo é repassado na figura do relator do orçamento, que varia todo ano.
O STF e vários especialistas políticos consideram o orçamento secreto como uma forma do Governo “comprar os votos” do Congresso Nacional.
IMAGENS Google / FDR PRODUÇÃO Ariel França E-MAIL multimidia@gridmidia.com
27/10/2022
FICHA TÉCNICA