16/11/2022
Por Ariel França
Em sua conta oficial no Twitter, o presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva publicou uma enquete direcionada aos brasileiros para que opinem sobre a volta do horário de verão em 2023.
Em abril de 2019, o atual presidente Jair Bolsonaro suspendeu a medida que adiantava o relógio em uma hora entre os meses de outubro e fevereiro.
A justificativa para a adoção do horário de verão é a economia de energia. Com o adiantamento dos relógios em uma hora, são modificados os hábitos de rotina dos brasileiros.
A decisão de Bolsonaro pela suspensão da medida foi baseada em informações do Operador Nacional do Sistema (ONS), que indicou como quase nula a economia de energia durante o período.
Em seu terceiro mandato, Lula deve reavaliar a questão. O governo pretende investigar se o cenário continua o mesmo do apontado em 2019.
A possível volta do horário de verão pode ampliar ainda mais o uso da energia gerada pelo sol no horário de maior consumo, reduzindo o uso de outras fontes.
Na enquete feita por Lula, 2.363.087 pessoas participaram e 66,2% concordaram que a volta do horário de verão deve acontecer.
IMAGENS Google / FDR PRODUÇÃO Ariel França E-MAIL multimidia@gridmidia.com
16/11/2022
FICHA TÉCNICA