Com alta no valor, qual combustível compensa mais?
ANIMAÇãO
Ariel França
TEXTO
Redação
A Petrobras aumentou o preço da gasolina em 18,8% para as distribuidoras. Esta foi a primeira alta após quase dois meses de preços congelados nas refinarias.
Por conta deste reajuste, diversos motoristas passaram a calcular para saber se vale a pena abastecer com etanol.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cana-de-Açúcar, em fevereiro, as vendas de etanol hidratado, das bombas de combustíveis, aumentaram 26,20% (em comparação a janeiro).
De acordo com os donos de postos consultados pelo Estadão, a elevação na procura pode ser passageira caso a alta do etanol siga acompanhando a escalada no preço da gasolina.
Para saber qual combustível compensa mais, existe a paridade de preços. Para valer a pena, o etanol precisa custar até 70% do valor da gasolina (que rende mais motor).
Desde quando os carros flex passaram a se tornar populares, por volta dos anos 2000, a regra dos 70% tem sido a mais divulgada para escolher entre gasolina ou álcool.
O motivo é que, geralmente, o consumo dos automóveis era 30% maior com etanol. Sendo assim, para que o abastecimento com álcool seja mais barato, o preço deveria ser em até 70% do preço da gasolina.
Para fazer o cálculo, será preciso multiplicar o valor do álcool por 100, e dividir pelo valor da gasolina. Caso o resultado fique acima de 70, não compensa abastecer com o combustível vegetal.