Com base nas projeções meteorológicas recentes, o Brasil deve enfrentar uma mudança drástica no clima durante a primeira semana de dezembro, com a atuação de uma nova frente fria que traz chuvas intensas, tempestades e queda nas temperaturas para grande parte do país.
🌧 Panorama geral da semana
- Entre os dias 1º e 5 de dezembro, a instabilidade predomina em várias regiões do país, com acumulados de chuva frequentemente superiores a 100 mm, e em alguns casos chegando perto dos 200 mm.
- O sistema de baixa pressão, que se intensifica entre a Região Sul e países vizinhos (Paraguai e Argentina), dá origem a uma frente fria que avança pelo território nacional e segue movimentando grande quantidade de umidade, favorecendo chuvas generalizadas.
- A mudança de padrão também traz uma redução nas temperaturas, oferecendo alívio após dias marcados pelo calor intenso em várias áreas.
☁️ Previsão do tempo para essa semana
Segunda-feira, 1º/12
- A baixa pressão já começa a influenciar o clima: há risco de chuva forte e tempestades localizadas no centro-leste e norte do Rio Grande do Sul, no sul e meio-oeste de Santa Catarina, no sudoeste do Paraná e também em áreas da Região Norte.
- À tarde e à noite, o potencial de instabilidades se expande para o centro-sul do país — inclusive partes do Mato Grosso, Paraná, e regiões do Centro-Norte e Nordeste. Temperaturas altas são esperadas em estados como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás, com máximas chegando a 40 °C.
Terça-feira, 2/12
- A instabilidade ganha força com a intensificação da umidade e início da formação de um ciclone extratropical, o que favorece a organização de chuvas e tempestades.
- Esperam-se pancadas de chuva e trovoadas especialmente à tarde, em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste — inclusive em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás — e também em áreas do Norte e Nordeste. Há risco de granizo em algumas localidades.
Quarta-feira, 3/12
- A frente fria deve estar bem estabelecida sobre o Sudeste, trazendo chuvas, nuvens e instabilidade desde a manhã para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e também para a Região Norte.
- À tarde e à noite, há alerta para chuvas intensas e tempestades em grande parte do Sudeste e Centro-Oeste, boa parte do Norte e também em áreas do Nordeste (sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia).
Quinta-feira, 4/12
- A frente fria avança para regiões do sul da Bahia e norte do Espírito Santo, mantendo o clima instável. Enquanto isso, áreas do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro tendem a ter tempo mais firme.
- Há alertas de chuvas intensas e tempestades principalmente para o norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, Espírito Santo, sul e oeste da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também para várias áreas da Região Norte.
Sexta-feira, 5/12
-
No centro-sul do país, o tempo pode começar a dar uma trégua, com chuvas mais fracas ou chuviscos pontuais. Em contrapartida, o risco de chuvas intensas e tempestades se concentra no Centro-Norte — abrangendo estados como Bahia (sul/centro/oeste), Maranhão, Piauí, Goiás, Mato Grosso e grande parte da Região Norte.
⚠️ Cuidados e alertas
- Com volumes elevados de chuva previstos e risco de tempestades — em alguns momentos com possibilidade de granizo e ventos fortes — é importante que moradores de áreas vulneráveis ou de risco fiquem atentos a alertas de inundações, alagamentos e deslizamentos.
- A oscilação de temperatura e o aumento da umidade também podem aumentar o desconforto térmico em algumas regiões — atenção especial aos dias de calor intenso, especialmente nas áreas que ainda não serão diretamente atingidas pelas chuvas.
