
Foto/Divulgação: Nubank
O Nubank, uma das maiores fintechs do Brasil, anunciou uma mudança importante em sua política de trabalho. A partir do segundo semestre de 2026, a empresa deixará o modelo de trabalho remoto quase total e adotará um modelo híbrido, exigindo que seus 9.500 funcionários trabalhem presencialmente pelo menos dois dias por semana.
A decisão do Nubank ocorre após cinco anos de trabalho remoto, período durante o qual o banco alcançou 122 milhões de clientes.
Expansão de escritórios Nubank
Para implementar essa mudança, o Nubank vai investir na expansão de seus espaços corporativos em várias cidades estratégicas da América Latina, incluindo São Paulo, Cidade do México, Bogotá, além de novos centros em Campinas (SP), Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Buenos Aires. A empresa também está ampliando seus escritórios nos Estados Unidos, com unidades em Washington D.C., Miami e Palo Alto, e em centros de talentos em Berlim, Montevidéu e Durham (Inglaterra).
O futuro do trabalho no Nubank
O presidente-executivo do Nubank, David Vélez, destacou em uma carta aos funcionários que, apesar de o banco ter prosperado em um ambiente remoto, a transição para um modelo híbrido é vista como essencial para fortalecer o trabalho em equipe e a colaboração presencial. Vélez também mencionou que, além de dois dias presenciais por semana, há planos de aumentar para três dias semanais a partir de 1º de janeiro de 2027.
Investimentos e desafios
Embora o banco não tenha revelado o montante a ser investido para essa migração, a estratégia reflete a mudança na dinâmica de trabalho em uma empresa que se destacou por operar sem agências físicas. Com a construção de novos escritórios, o Nubank parece se preparar para um novo capítulo, equilibrando as vantagens do trabalho remoto com os benefícios de um ambiente colaborativo presencial.
Essa mudança marca o fim de uma era de trabalho remoto quase exclusivo e reflete as novas necessidades da empresa em um mercado cada vez mais competitivo.





