
Golpes nas costas são prioritários
Geração: FDR
A American Heart Association (AHA), em suas novas diretrizes de primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar (RCP) e emergências cardiovasculares, anunciou alterações na manobra de desengasgo. As novas instruções foram publicadas em outubro de 2025.
Essas mudanças, publicadas na revista Circulation, devem ser seguidas mundialmente, incluindo no Brasil. Portanto, se você tem criança em casa ou tem contato com alguma é bom ficar atento às mudanças na manobra de engasgo.
Quais as mudanças na manobra de desengasgo?
As alterações mais notáveis nas manobras de desengasgo estão relacionadas tanto a adultos quanto a crianças. A manobra de Heimlich, tradicionalmente associada a compressões abdominais, agora se combina com uma nova sequência de golpes nas costas antes das compressões. Esse ajuste vem após estudos mostrarem que os golpes nas costas têm maior eficácia na expulsão de objetos que bloqueiam as vias respiratórias, antes mesmo da compressão abdominal.
Sequência recomendada de manobras:
-
Cinco pancadas nas costas entre as escápulas (golpes firmes com a palma da mão).
-
Cinco compressões abdominais, inclinando a vítima para frente.
-
Repetir a sequência até que o objeto seja expelido ou a vítima recupere a respiração.
Essa abordagem alternada prioriza os golpes nas costas antes das compressões, com base na evidência de que essas pancadas podem ajudar a deslocar o objeto mais rapidamente.
Mudanças nas manobras para bebês
Para bebês, a abordagem é significativamente diferente. Compressões abdominais são desaconselhadas, devido ao risco de lesões nos órgãos abdominais. Em vez disso, os socorristas devem utilizar compressões torácicas com a base da palma da mão, que são mais seguras e eficazes para essa faixa etária.
A técnica dos dois polegares (com as mãos circundando o tórax) também é considerada mais eficaz para alcançar a profundidade necessária nas compressões, de acordo com estudos de simulação.
Manobras específicas para bebês:
-
Compressões torácicas com a base da mão ou técnica dos dois polegares.
-
Evitar compressões abdominais, pois podem causar danos a órgãos internos.
-
Não incline a cabeça de bebês engasgando com líquidos, como leite. Em vez disso, coloque a criança na posição vertical e incentive-a a chorar, se possível.
Recomendações para ação rápida e eficaz
As novas orientações destacam que a prioridade é agir rapidamente. Caso a vítima não recupere a respiração após as manobras de desengasgo, a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) deve ser iniciada imediatamente, com compressões fortes e rápidas, até que a ajuda médica especializada chegue.
As mudanças nas diretrizes de primeiros socorros propostas pela American Heart Association (AHA) em 2025 refletem o avanço da ciência e da medicina para melhorar a eficácia no tratamento de engasgos e obstruções das vias aéreas.
Com a priorização das pancadas nas costas, o novo protocolo oferece uma alternativa mais eficaz para desobstrução das vias respiratórias, especialmente em crianças e adultos. As atualizações reforçam também a importância da educação em primeiros socorros, assegurando que todos tenham as ferramentas necessárias para salvar vidas em emergências.
Clique aqui para saber mais sobre as novas diretrizes de primeiros socorros e como aplicar as técnicas de desengasgo corretamente!





