O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou nesta semana o novo calendário de pagamentos dos benefícios para o ano de 2026. Direcionado para os aposentados, pensionistas e beneficiários do órgão, o calendário traz as datas de liberação dos pagamentos para quem recebe algum benefício do INSS.
A importância de conhecer o calendário do INSS
Conhecer o calendário de pagamentos do INSS é essencial para qualquer aposentado ou pensionista que deseja manter suas finanças em ordem. Ao saber com antecedência as datas de recebimento, é possível planejar melhor os gastos do mês, programar o pagamento de contas e até investir em melhorias para o lar ou na saúde.
Com o INSS 2026 já disponível, os beneficiários podem se antecipar para otimizar sua organização financeira, evitando surpresas no final do mês. Esse planejamento é especialmente importante para aqueles que dependem do benefício como a principal fonte de renda.
Sabendo exatamente quando o pagamento será realizado, o aposentado pode fazer uma previsão de despesas e até negociar débitos de forma mais estratégica. Com o calendário, aposentados e pensionistas podem se programar para receber seus pagamentos de acordo com o número final de seu cartão de benefício (sem o dígito verificador).
Pagamento de janeiro para quem recebe até o piso nacional
Para os segurados que recebem um salário mínimo, o pagamento de janeiro será realizado entre 26 de janeiro e 6 de fevereiro de 2026. Já para os segurados com renda superior ao salário mínimo, os depósitos começam a partir de 2 de fevereiro de 2026.
Confira o calendário completo de pagamentos do INSS de 2026
Veja abaixo as datas de pagamento para os beneficiários ao longo de 2026:
-
Janeiro: de 26/01 a 06/02
-
Fevereiro: de 23/02 a 06/03
-
Março: de 25/03 a 08/04
-
Abril: de 24/04 a 08/05
-
Maio: de 25/05 a 08/06
-
Junho: de 24/06 a 07/07
-
Julho: de 27/07 a 07/08
-
Agosto: de 25/08 a 08/09
-
Setembro: de 24/09 a 07/10
-
Outubro: de 26/10 a 09/11
-
Novembro: de 24/11 a 07/12
-
Dezembro: de 22/12 a 08/01
Como saber quando o seu benefício será pago?
O calendário de pagamentos do INSS leva em consideração o número final do cartão de benefício. A distribuição dos depósitos será feita conforme o número final do seu cartão de benefício (sem o dígito verificador). Para os beneficiários que ganham até o salário mínimo, os depósitos começam para os cartões de final 1. Para os demais que recebem mais do que o mínimo, o pagamento será feito de acordo com os finais 1 e 6, 2 e 7, e assim por diante.
Como verificar os valores do INSS a receber?
É possível conferir o valor do seu benefício utilizando o aplicativo “Meu INSS” ou o site oficial do INSS (meu.inss.gov.br). Ao acessar o app ou site, basta fazer o login utilizando o CPF e a senha do gov.br. Selecione a opção “Extrato de Pagamento de Benefício” para ver o valor e as datas previstas de pagamento. Caso precise, é possível fazer o download do extrato em PDF.
Além disso, também é possível realizar a consulta pelo telefone da central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h, fornecendo seu número de CPF e confirmando os dados cadastrais.
Atenção ao reajuste do salário mínimo
Vale lembrar que, com o reajuste do salário mínimo previsto para 1º de janeiro de 2026, o valor dos benefícios será atualizado. Os pagamentos com os valores corrigidos começarão entre o final de janeiro e o início de fevereiro. Fique atento às datas e faça as consultas para garantir que tudo esteja certo.
Se você é aposentado ou pensionista, confira sempre o calendário do INSS e se prepare para receber os valores de acordo com o cronograma! Fique atento ao FDR para saber mais sobre os pagamentos de benefícios!





