Nesta quarta‑feira (05), a FIFA revelou a criação de uma nova premiação global: o FIFA Peace Prize – Football Unites the World. O troféu será concedido pela primeira vez no dia 5 de dezembro de 2025, durante o sorteio da Copa do Mundo FIFA 2026, em Washington D.C. (EUA).

O que é a nova premiação da FIFA
Segundo comunicado oficial da FIFA, o novo prêmio anual tem como objetivo “reconhecer ações excepcionais e extraordinárias pela paz, que têm unido pessoas ao redor do mundo”.
No anúncio, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, afirmou que “num mundo cada vez mais instável e dividido, é fundamental reconhecer as contribuições de quem trabalha para acabar com conflitos e reunir pessoas em espírito de paz”.
A premiação foi batizada de “Football Unites the World” — alinhando‑se ao slogan da entidade de que o futebol tem papel de união global.
Cronograma & primeiro vencedor do FIFA Peace Prize
- A cerimônia de entrega está marcada para 5 de dezembro de 2025, no contexto do sorteio da Copa do Mundo de 2026.
- A FIFA ainda não divulgou o nome do premiado inaugural, mas já surgem especulações — em especial porque o evento ocorrerá em Washington D.C. e reunirá personalidades de alto nível.
- Trata‑se de um prêmio anual; portanto, a edição de 2025 marcará o pontapé inicial de uma nova competição internacional de reconhecimento social no universo do futebol.
Por que isso importa
- A iniciativa reforça a ambição da FIFA de posicionar o futebol além do esporte: como instrumento de influência internacional e ação social.
- Dado o alcance global da entidade e de eventos como a Copa do Mundo, a visibilidade do prêmio tende a ser enorme — estimativas iniciais indicam audiência na casa de um bilhão de pessoas no momento do anúncio.
- Além disso, a escolha de Washington D.C. como palco do sorteio — e da entrega do prêmio — reforça o protagonismo da América do Norte na organização da Copa de 2026 (co‑anfitriã com EUA, Canadá e México).
- Por outro lado, a criação da premiação já levanta debates sobre a neutralidade do esporte frente a alianças políticas e diplomáticas, especialmente considerando o perfil de algumas das figuras envolvidas.
O que ainda falta saber
- Quais serão os critérios de seleção dos laureados — ou seja: quem poderá ser indicado, qual o processo de escolha, se haverá votação pública ou comissão independente.
- O valor simbólico e operacional do prêmio: se haverá valor em dinheiro, se será troféu apenas, se existirá apoio ou programa vinculado ao premiado.
- Se o foco será apenas em indivíduos ou também instituições, projetos ou comunidades que promovem a paz através do futebol.
- Como essa nova competição se encaixará na agenda já saturada de premiações esportivas — e qual será seu impacto real no mundo extra‑futebolístico.




