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CPTM vai lançar viagem INÉDITA de trem do litoral ao Vale do Ribeira

Por Lila Cunha
11/10/2025

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está planejando uma nova linha ferroviária que promete conectar o litoral paulista ao Vale do Ribeira, numa rota inédita até então.

A proposta visa ligar Santos a Cajati em cerca de 223,6 km, com 13 estações no percurso, oferecendo uma alternativa ao transporte rodoviário.

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CPTM vai lançar viagem INÉDITA de trem do litoral ao Vale do Ribeira
(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O projeto é conhecido como linha Santos–Cajati e está em fase funcional, com estudos de viabilidade.

A CPTM já contratou estudos para levantamento topográfico e georreferenciamento para definir o traçado exato.

O trem pretende operar em três modalidades diferentes:

  1. Serviço expresso (menos paradas);
  2. Serviço parador entre Santos e Peruíbe;
  3. Serviço parador entre Peruíbe e Cajati.

Tempo de viagem, estações e tecnologia prevista

  • O tempo estimado para o trajeto expresso entre Santos e Cajati é de 2h20 ;
  • Para o transporte de cargas, a previsão é de até 3 horas para percorrer todo o trecho.;
  • As estações previstas são 13, passando por cidades como Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Registro, Jacupiranga e Cajati;
  • Parte do traçado será em via elevada, especialmente no litoral, para atravessar áreas urbanas densas;
  • Em relação à tecnologia, o trem deverá usar composições autopropulsadas, com propulsão híbrida a bateria ou biodiesel, em vez de depender de fiação aérea (catenária);
  • Também está prevista adoção do sistema de controle europeu ETCS nível 2. 

Importância regional e desafios da nova linha de trem

Benefícios esperados

  • Integração regional: a linha vai ligar cidades costeiras e do interior, facilitando deslocamentos entre litoral e Vale do Ribeira.
  • Alívio no trânsito rodoviário: menos ônibus e veículos podem repercutir na segurança das estradas e na redução de emissão de poluentes.
  • Desenvolvimento econômico: a ligação pode estimular investimentos locais, turismo e logística regional (porto + interior).
  • Melhor acesso a serviços: moradores de regiões do Vale do Ribeira poderão ter acesso mais rápido a serviços de saúde, educação e comércio no litoral ou em cidades conectadas. 

Desafios e incógnitas

  • Viabilidade econômica e custo: o projeto exige recursos elevados e estudos aprofundados para permitir execução.
  • Recuperação de infraestrutura: parte do traçado utiliza ferrovias antigas ou abandonadas, que precisam ser adaptadas ou reconstruídas. 
  • Impactos ambientais e técnicos: é preciso avaliar solos, relevo, possíveis túneis ou cortes na Serra do Mar, e áreas de preservação.
  • Separação de tráfego de passageiros e carga: evitar conflitos entre trens de carga e de passageiros será um ponto importante do projeto. 
  • Prazo de conclusão dos estudos: algumas fontes indicam que os estudos podem ficar prontos até 2028. 
Lila Cunha

Lila Cunha

Lila Cunha é formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais.

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