Uma cidade baiana atingiu 14,5°C, a temperatura mais baixa registrada no Nordeste nos últimos dias. O que pode ser surpresa para muitos brasileiros não é para esses baianos que já convivem com baixas temperaturas nessa que é a cidade baiana mais fria do Nordeste.

abaixo de 6,5°C
Foto: Blog do Anderson
Vitória da Conquista, na Bahia, registrou a menor temperatura do Nordeste em 2025, atingindo 14,5°C. Não por acaso essa é a cidade baiana mais fria do Nordeste, sendo conhecida como a “Suíça Baiana“, justamente pelo frio intenso.
Vitória da Conquista: a mais fria do Nordeste
Em 20 de outubro de 2025, Vitória da Conquista se destacou ao registrar 14,5°C, com outro ponto da cidade registrando 15,5°C. O frio foi significativo, colocando o município no topo da lista das temperaturas mais baixas do Nordeste. Esta marca é um reflexo da característica da cidade, que já é conhecida pela temperatura amena e, com o frio intenso, é frequentemente comparada a cidades de climas mais frios, como as da Europa.
A cidade de Vitória da Conquista tem o apelido de “Suíça Baiana” devido à sua temperatura baixa e clima agradável, especialmente no inverno. Este título é mais do que merecido, pois a cidade, de 2025 até hoje, tem sido um refúgio para aqueles que buscam temperaturas mais baixas na região.
Outras cidades baianas com temperaturas amenas
Além de Vitória da Conquista, outras cidades baianas também apresentam temperaturas amenas. A cidade de Guaratinga, no sul da Bahia, foi a segunda mais fria da região, com 18,3°C, ocupando a 6ª posição no ranking de frio do Nordeste. Já Belmonte, também no sul da Bahia, ocupou o 10º lugar, com 18,5°C.
Essas cidades da Bahia são conhecidas por oferecerem um clima diferente do resto do estado, onde o calor predominante é a norma. Isso faz com que a Chapada Diamantina e a região sudoeste, como Vitória da Conquista, se destaquem como verdadeiras zonas de refúgio climático.
O frio como desafio e criatividade em Vitória da Conquista
O frio intenso também trouxe alguns desafios para a população local. Durante o último inverno, as baixas temperaturas dificultaram até tarefas simples, como lavar a louça. No entanto, como bons conquistenses, os moradores mostraram toda sua criatividade para superar as dificuldades.
Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, um morador de Vitória da Conquista mostrou uma solução improvisada: utilizando um chuveiro quebrado e materiais simples, ele montou um sistema improvisado para aquecimento da água e facilitar a tarefa de lavar pratos no frio. Esse tipo de criatividade é um exemplo claro de como o frio pode inspirar soluções engenhosas entre os moradores da “Suíça Baiana”.





