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ChatGPT na escola: como professores estão identificando fraudes

Por Moysés Batista
13/12/2025
Professores e estudantes usando IA na escola

Imagem: Geração/FDR

O uso do ChatGPT por estudantes em atividades escolares virou um desafio real para professores em todo o mundo.

Embora a ferramenta possa ser aliada no aprendizado, o uso indevido em provas e trabalhos levanta alertas sobre fraude e integridade acadêmica.

Diante desse cenário, educadores têm adotado diferentes estratégias para identificar quando a inteligência artificial substitui o esforço do aluno.

Como os professores identificam possíveis fraudes com ChatGPT?

A detecção do uso de IA não depende de um único método. Na prática, professores combinam observação, tecnologia e análise pedagógica.

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Análise do estilo de escrita do aluno

Uma das estratégias mais comuns é a comparação com produções anteriores. Assim, mudanças bruscas no vocabulário, na organização das ideias ou no nível de formalidade costumam chamar atenção.

Além disso, textos excessivamente bem estruturados, sem erros e com argumentação sofisticada podem destoar do histórico do estudante.

Uso de ferramentas de detecção de IA

Plataformas já conhecidas no ambiente acadêmico passaram a incorporar recursos específicos para identificar textos gerados por inteligência artificial.

Entre as mais utilizadas estão:

  • Turnitin, com indicadores de escrita por IA

  • GPTZero e Copyleaks, que analisam padrões linguísticos

Essas ferramentas não afirmam com certeza absoluta, mas apontam probabilidades, o que exige cautela na interpretação.

Professores e estudantes usando IA na escola
ChatGPT na escola: como professores estão identificando fraudes ─ Imagem: Geração/FDR

Verificações práticas em sala de aula

Alguns professores solicitam explicações orais sobre o trabalho entregue.

Então, quando o aluno não consegue justificar ideias ou aprofundar argumentos, surgem indícios de que o conteúdo não foi produzido por ele.

Outra prática comum é pedir versões intermediárias do trabalho, acompanhando o processo de construção do texto.

Limitações e riscos da detecção

Apesar dos esforços, identificar fraudes com ChatGPT não é simples. As ferramentas podem gerar falsos positivos, acusando textos humanos, ou falsos negativos, deixando passar conteúdos gerados por IA.

Além disso, técnicas de reescrita e adaptação reduzem a eficácia dos detectores. Isso torna arriscado basear punições apenas em relatórios automatizados.

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Como escolas estão lidando com o problema?

Especialistas defendem que a solução não está apenas na punição. Muitas instituições têm optado por:

  • Reformular avaliações, priorizando pensamento crítico

  • Incluir provas orais e atividades presenciais

  • Estabelecer regras claras sobre o uso permitido da IA

A proposta é transformar o ChatGPT em ferramenta de apoio, não de substituição do aprendizado.

O ChatGPT, sem dúvida, já faz parte da realidade escolar. Assim, professores estão aprendendo a identificar fraudes combinando tecnologia, análise pedagógica e diálogo.

No entanto, o debate segue aberto, e a adaptação do ensino é vista como o caminho mais eficaz para lidar com a inteligência artificial na educação.

Moysés Batista

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além de ter entregue mais de 10 mil artigos em SEO nos últimos anos, tem se especializado na produção de conteúdo sobre benefícios sociais, crédito e notícias nacionais.

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