
Imagem/Reprodução Google
Uma nova ferramenta desenvolvida por pesquisadores brasileiros promete auxiliar na identificação precoce de transtornos mentais, como depressão, ansiedade, pânico e estresse pós-traumático. A Calculadora Transdiagnóstica SMFQ, gratuita e disponível online, foi criada por cientistas do Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) em parceria com quatro universidades públicas brasileiras.
O desenvolvimento da calculadora teve como base os dados de 1.905 jovens brasileiros entre 14 e 23 anos, participantes da Brazilian High Risk Cohort (BHRC) — um estudo que há 15 anos investiga fatores genéticos e ambientais relacionados à saúde mental.
O projeto é coordenado pelo professor Euripedes Constantino Miguel, da USP, e conta com pesquisadores da UFSM, UFRGS e Unifesp. Segundo o professor Mauricio Scopel Hoffmann, da UFSM, a principal inovação está na aplicação da Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia estatística que atribui pesos diferentes a cada questão, tornando o resultado mais preciso e personalizado.
“A ferramenta automatiza a análise de dados e pode ajudar profissionais de saúde a ajustar suas avaliações, contribuindo para um atendimento mais eficiente e individualizado”, explica Hoffmann.
Como funciona a ferramenta de aponta o risco de depressão e ansiedade;
A calculadora é baseada nas respostas dos usuários a 13 perguntas do Questionário Breve de Humor e Sentimentos (SMFQ), instrumento amplamente usado na psiquiatria. As perguntas avaliam o estado emocional das últimas duas semanas, com respostas que variam entre “não é verdade”, “às vezes” e “verdade” — abordando aspectos como solidão, tristeza e autocrítica.
A partir das respostas, o sistema calcula uma pontuação personalizada (escore-T), que mostra o quanto o indivíduo se distancia da média populacional e estima a probabilidade de apresentar um diagnóstico psiquiátrico.
Ferramenta gratuita e acessível
Disponível em português e inglês, a calculadora pode ser usada tanto por profissionais quanto pelo público em geral. Ela busca democratizar o acesso a avaliações estatísticas avançadas e facilitar o rastreamento inicial de sintomas mentais, especialmente em países onde a triagem clínica ainda é limitada.
O estudo que originou a calculadora foi publicado no Journal of Psychiatric Research e pode ser acessado neste link.
Acesse a calculadora aqui: https://mheg.shinyapps.io/mfq-score-main/





