
Geração: FDR
Encontrar sua bagagem extraviada é frustrante. Você chegou ao destino, suas malas não estão e você pensa: “E agora?”. Calma. Siga alguns passos para resolver rapidamente a situação.
Dirija-se imediatamente ao balcão da companhia aérea. Informe a situação e preencha o formulário PIR (Property Irregularity Report). Isso inicia o processo de busca e possível indenização nos casos de bagagem extraviada. Guarde comprovantes de gastos para possíveis ressarcimentos.
Seus direitos em caso de bagagem extraviada
A ANAC assegura assistência imediata, incluindo reembolso por itens essenciais. Se a perda for definitiva, peça indenização em até sete dias. A empresa aérea deve informar sobre a localização e entrega da bagagem.
Como pedir a indenização?
- Preencha o PIR: Documento essencial para iniciar a reclamação.
- Documente suas despesas: Guarde todos os recibos de compras emergenciais.
- Reclame formalmente: Se não resolvido, acione órgãos de defesa do consumidor.
Fique atento aos prazos legais. Dessa forma, aumentam as chances de resolver o problema. Se necessário, busque apoio no PROCON local.
Procedimentos se as malas não forem encontradas
Se as malas não retornarem, seus direitos garantem indenização proporcional ao valor dos bens. Portanto, faça um inventário dos itens na mala para facilitar a comprovação.
Se sua bagagem for extraviada, registre a ocorrência e documente as despesas. Conforme as normas, a companhia aérea deve fornecer assistência. Esteja pronto para exigir seus direitos e a devida indenização.
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Link externo para fonte: Claudia – Bagagem Extraviada

 
                



