FDR
  • Notícias Tendências
  • Direitos e Benefícios
  • Finanças
  • Contato
  • Política de privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias Tendências
  • Direitos e Benefícios
  • Finanças
  • Contato
  • Política de privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
FDR
Sem resultados
Ver todos os resultados

Anvisa proíbe duas substâncias em esmaltes e produtos para unhas — entenda os riscos

Por Jamille Novaes
30/10/2025
Anvisa proíbe duas substâncias em esmaltes e produtos para unhas — entenda os riscos
Anvisa proíbe duas substâncias em esmaltes e produtos para unhas — entenda os riscos
Geração: FDR

A Anvisa publicou uma nova resolução que promete mudar o mercado de beleza no Brasil: duas substâncias amplamente usadas em produtos para unhas foram oficialmente proibidas. A decisão, que segue padrões internacionais de segurança, levanta alerta entre consumidores e profissionais do setor, já que os compostos agora banidos estão ligados a risco de câncer e toxicidade reprodutiva.

Anvisa proíbe duas substâncias em esmaltes

A Anvisa aprovou nesta quarta-feira (29/10) uma nova resolução que proíbe o uso de duas substâncias químicas em cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes — inclusive em muitos esmaltes e géis para unhas que estavam no mercado brasileiro.

As substâncias são:

  • TPO (óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina)

  • DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecida como dimetiltolilamina/DMTA 

Por que a proibição?

  • O DMPT está classificado como substância que pode causar câncer em humanos. 

  • O TPO é identificado como tóxico para a reprodução, podendo afetar fertilidade. 

  • A medida alinha o Brasil a padrões internacionais de segurança (como os da União Europeia), impedindo que produtos já considerados inseguros em outros países continuem sendo comercializados aqui. 

Descubra o que suas unhas dizem sobre você!

O que muda na prática?

  • A partir da publicação da norma, fica proibida a fabricação, importação e registro/notificação de novos produtos que contenham TPO ou DMPT.
  • As empresas já têm 90 dias para parar de comercializar ou utilizar produtos que contenham essas substâncias. Após esse prazo, todos os registros serão cancelados e os lotes existentes devem ser recolhidos. 
  • Profissionais do setor de beleza, especialmente manicures e salões que utilizam esmaltes em gel ou produtos similares, precisam verificar a composição dos itens que utilizam imediatamente e substituir aqueles com TPO/DMPT.

Unhas fracas

Como tratar e mantê-las fortes e saudáveis com hábitos simples
Confira!
X

Unhas fracas

Confira!

Quem pode ser afetado?

  • Consumidores que utilizam esmaltes em gel ou produtos para unhas devem verificar os rótulos e exigirem fórmulas seguras.
  • Profissionais que aplicam produtos para unhas devem revisar seus estoques e técnicas, porque o risco não é apenas estético — envolve saúde.
  • Fabricantes e importadores precisam se adequar rapidamente ou ficam impedidos de manter seus produtos no mercado.

O que fazer agora?

  1. Antes de comprar esmaltes ou géis para unhas, verifique os ingredientes: se encontrar TPO ou DMPT, evite o produto.

  2. Em salões, confirme com o profissional se os produtos usados são compatíveis com a nova norma.

  3. Se for importar ou revender cosméticos, atente-se à data limite de 90 dias e aos riscos de ter lotes não conformes.

Além de ter atenção aos produtos usados, o horário do banho também pode influenciar sua qualidade de vida, entenda melhor.

Jamille Novaes

Jamille Novaes

Sou graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), momento em que tive meu primeiro contato com a produção de textos jornalistícos. Também sou pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Aplicativo Meu INSS na tela do celular

Beneficiários do INSS terão pagamento de dezembro apenas em janeiro; confira a lista

20/12/2025
Uma pessoa com notas de R$ 50,00, do 13º salário

O que muda no cálculo de férias e 13º em 2026: saiba aqui!

20/12/2025
Mãos de idosos que recebem benefícios

Direitos dos idosos em 2026: mudanças importantes que você precisa conhecer

19/12/2025
Uma pessoa segurando seu cartão antes de Bloquear o Bolsa Família 2026

Bolsa Família 2026: motivos que podem bloquear seu benefício e como evitar

19/12/2025
Um hacker aplicando golpes com códigos complexos

Educação preventiva digital: como se proteger de golpes com códigos complexos

19/12/2025
  • Notícias Tendências
  • Direitos e Benefícios
  • Finanças
  • Contato
  • Política de privacidade

FDR Finanças, Direitos e Renda | Últimas Notícias

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias Tendências
  • Direitos e Benefícios
  • Finanças
  • Contato
  • Política de privacidade

FDR Finanças, Direitos e Renda | Últimas Notícias

Vá para versão mobile