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Adeus à rotatória? Novo modelo promete resolver um GRANDE problema

Por Redação FDR
25/09/2025
Rotatória RCUT vista de cima

Rotatória RCUT ─ Imagem: Reprodução

As rotatórias foram, por muito tempo, vistas como a solução ideal para organizar o tráfego. Porém, nos Estados Unidos, cresce a adoção de um novo modelo: o RCUT (Restricted Crossing U-Turn), ou superstreet e até J-turn.

Esse formato muda a lógica das interseções, pois, veículos que vêm da via secundária não podem cruzar diretamente ou virar à esquerda.

Eles precisam entrar à direita na via principal, seguir até um ponto de retorno (U-turn) no canteiro central e só então completar a manobra.

Dessa forma, o resultado é simples: menos pontos de conflito entre carros que seguem em linha reta e os que cruzam ou mudam de direção.

Rotatória RCUT (Ilustração)
Rotatória RCUT ─ Imagem: Reprodução

Quais são as vantagens do RCUT?

Estudos da Federal Highway Administration (FHWA) mostram que o RCUT pode reduzir em mais de 50% os acidentes graves em rodovias.

Em estados como Kentucky e Nebraska, por exemplo, houve o registro de quedas de até 82% nos ferimentos após a implantação.

Entre os benefícios, é possível destacar:

  • Segurança maior: elimina os perigosos cruzamentos diretos.
  • Fluxo mais rápido: menos fases de semáforo, menor tempo de espera.
  • Custo reduzido: exige menos obras pesadas que viadutos ou túneis.
  • Flexibilidade: pode ser usado em áreas urbanas ou rurais.

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Há limitações no modelo frente à rotatória?

Apesar das vantagens, o RCUT não é perfeito. Afial, motoristas precisam percorrer distâncias maiores para completar manobras, o que pode causar estranhamento no início.

Além disso, se a via lateral tiver muito tráfego, o retorno pode gerar congestionamento.

Outro ponto crítico é a necessidade de sinalização clara. Sem placas e marcações bem visíveis, motoristas desavisados podem se confundir e cometer erros.

Rotatória RCUT vista de cima
Rotatória RCUT ─ Imagem: Reprodução

É realmente o fim das rotatórias?

Não totalmente. As rotatórias ainda são úteis em cenários urbanos com baixo ou médio fluxo. Já o RCUT tende a ser mais eficiente em rodovias de alto tráfego, onde o objetivo é reduzir acidentes sem recorrer a grandes obras.

Nos EUA, a expansão, de fato, é clara — e especialistas avaliam que, diante dos bons resultados, o modelo pode ser testado em outros países.

Redação FDR

Redação FDR

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