Aguardado por muitos, o resultado do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser decisivo na vida de milhares de pessoas. Isso porque, dependendo da nota obtida na prova e na redação é que o candidato vai conseguir a sonhada vaga na universidade.
O resultado do Enem 2025 será divulgado meses depois da realização da prova. Primeiro os candidatos têm acesso ao gabarito oficial, e quem saiu da sala com o caderno já consegue ter noção da média da nota com base no número de questões que acertou.
O resultado será divulgado antes do início das inscrições nos principais programas de acesso a universidades públicas ou privadas. Além das edições desses programas seguintes ao ano de participação na prova, há como usar a nota obtida em anos anteriores.
Quem participa do Enem 2025 como treineiro ainda consegue descobrir, por meio do resultado, qual seu nível de conhecimento. Dessa forma pode se preparar melhor para os próximos anos, focando naquela área que sentiu mais dificuldade.
Quando sai o resultado do Enem?
O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) tem pouco mais de 1 mês e meio após a realização da prova para publicar o resultado do Enem. São milhões de provas para serem corrigidas, além da redação que precisa ser lida.
As questões de múltipla escolha são corrigidas de forma mais simples, porque há um sistema que confere a resposta dada pelo candidato com a resposta correta conforme o gabarito. A redação, porém, demanda um tempo maior da equipe que corrige o Exame.
Diante disso, o calendário oficial do ENEM é de:
- Aplicação das provas: dois primeiros domingos de novembro (03 e 10/11 em 2024);
- Divulgação do gabarito: dez dias depois da realização da prova (20/11 em 2024);
- Divulgação do resultado oficial: janeiro do ano seguinte (13/01/2025 para edição de 2024).
Onde consultar o resultado do Enem 2025?
O candidato pode consultar o resultado do ENEM 2025 pela página do INEP, onde serão detalhados os desempenhos obtidos em cada uma das áreas aplicadas na prova.
Quer dizer, o quanto foi somado em: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.
Além disso, acessa a nota final do Enem 2025, obtida conforme o desemprenho nas áreas aplicadas mais o resultado da redação.
- Acesse o site do Enem;
- Clique no link “Página do participante”;
- Informe o seu CPF e senha nos campos correspondentes;
- Selecione as imagens solicitadas ou digite os caracteres pedidos. Clique em “Enviar”;
- Tenha acesso ao sistema e selecione “Resultado”.
Noventa dias após a publicação do resultado o Ministério da Educação (MEC) vai liberar o espelho das redações, nele o candidato vai conferir quais foram as considerações feitas na sua redação.
Como é calculado o resultado do Enem 2025?
A nota do Enem 2025 é calculada pelo INEP por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nesta teoria, cada uma das quatro áreas de conhecimento é calculada a partir de uma escala, que é como uma régua que mede o nível de conhecimento do participante.
Além disso, as questões da prova ocupam uma posição diferente dentro dessa régua de acordo com o nível de dificuldade. As perguntas situadas abaixo de 500 pontos têm um nível de dificuldade menor para a maioria dos estudantes; as acima de 500, maior.
O método busca priorizar a coerência no desempenho dos candidatos. Se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente “chutou” as respostas.
A partir disso têm se a nota por área de conhecimento. Em seguida, para chegar ao resultado do Enem 2025 com a média de nota que será usada para entrada na universidade é preciso:
- Consulte seu Boletim de Desempenho Individual e anote a pontuação de cada uma das cinco provas;
- Some a pontuação das cinco provas;
- Divida o valor por cinco. Pronto, você chegou a sua média.
Como usar o resultado do Enem 2025?
Com o resultado obtido na prova do Enem 2025 o candidato pode:
- Se inscrever para universidades públicas por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificada);
- Conseguir bolsa de estudo de 50% a 100% em universidades privadas pelo ProUni (Programa Universidade para Todos);
- Financiar o curso em uma instituição privada por meio do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil);
- Substituir o vestibular da universidade privada pela nota do Enem.