Para os anos 2023 e 2024, a opção de empréstimo pelo Bolsa Família não está mais disponível para contratação.
Em 2022, a modalidade empréstimo foi liberada para beneficiários da Bolsa Família permitindo desconto na folha de pagamento. O tipo do empréstimo funcionava como um empréstimo com garantia, pois colocava o valor recebido do benefício Bolsa Família como a garantia de pagamento do crédito.
Naquele ano, era possível utilizar 45% do valor recebido, divididos em 35% para empréstimos consignados e financiamentos, 5% para cartão de crédito consignado e 5% para despesas com cartão de benefícios.
Entretanto, em 2023, a CAIXA informou que o empréstimo consignado Bolsa Família ficaria suspenso por tempo indeterminado.
O que é Bolsa Família?
O Bolsa Família foi criado por uma Medida Provisória 132 de outubro de 2003, é um programa de transferência de renda do Governo Federal do Brasil. Foi convertido em lei em 9 de janeiro de 2004, pela Lei Federal de número 10.836.
O Bolsa Família visa beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade, com uma renda per capita de até R$218 por mês. Em 2023, o valor mínimo do repasse é de R$600, podendo ser aumentado dependendo das condições específicas da família.
Essa iniciativa busca proporcionar auxílio financeiro direto, contribuindo para que as famílias tenham acesso a necessidades básicas, como alimentação, saúde e educação e assim gerando grande impacto social na vida dos brasileiros.
Por qual motivo o empréstimo para o Bolsa Família está suspenso?
Mesmo tendo um alto índice de procura dos beneficiários do programa Bolsa Família em 2022 e em 2023, o empréstimo consignado do Bolsa Família foi suspenso pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no início de 2023.
A suspensão aconteceu devido ao aumento do endividamento dos beneficiários, já que os descontos no benefício poderiam se estender por até 24 meses, tornando-se uma grande preocupação para o desenvolvimento social do Brasil e impedindo assim da população garantir o bem-estar financeiro.
Quando será liberado a modalidade empréstimo para Bolsa Família?
O crédito consignado do Bolsa Família, teve sua suspensão no início de 2023 para ajustes nas regras e por enquanto nem o Governo Federal e nem a Caixa Econômica Federal informaram a data que esta modalidade de crédito será liberada novamente.
Caso Empréstimo Bolsa Família seja liberado, o que preciso para conseguir?
- Garanta que seu Cadastro Único esteja atualizado, e que sua inscrição no Bolsa Família também esteja ativa;
- Separe documentos e comprovantes;
- Vá até uma agência do banco ou acesse o site deles para iniciar uma simulação e análise de crédito;
Qual o banco que faz empréstimo do Bolsa Família, quando liberado?
O Banco principal por este tipo de empréstimo era a CAIXA, mas outros bancos também ofereceram o crédito por um curto período de tempo, como o Agibank, Banco Pan, Crefisa, Daycoval.
Quem tinha direito ao empréstimo Bolsa Família quando estava em vigor?
- Pessoas com renda familiar mensal per capita de até meio salário-mínimo;
- pessoas com a soma das rendas familiares de até três salários-mínimos;
- Inscritos no Cadastro Único;
- Receber o Bolsa Família;
Para contratar o empréstimo do Bolsa Família, primeiro é importante verificar se o seu banco já está oferecendo novamente esta modalidade de crédito.
Confira diretamente com o banco quais documentos são necessários para fazer uma análise de crédito e pedir o empréstimo.
Estou negativado: posso fazer empréstimo Bolsa Família?
Atualmente, a contratação do Empréstimo Bolsa Família não está disponível por decisão do Governo de suspender essa modalidade de crédito.
Mas é importante destacar que, mesmo para aqueles que estavam negativados em 2022, ainda era possível solicitar o Empréstimo Bolsa Família, pois os valores eram descontados diretamente da folha de pagamento do benefício.
Quais documentos eram necessários para entrar com empréstimo Bolsa Família?
- Documento de identificação com foto (RG ou CNH);
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de inscrição no Bolsa Família e Cadastro Único;
- Carteira de trabalho;
Neste momento, o retorno da modalidade Empréstimo Bolsa Família está em análise. Para ter informações sobre a modalidade, acesse o site da Caixa Econômica Federal (CAIXA)ou do Governo Federal do Brasil (GOV.BR).