Pronatec inscrições online: Como fazer

A palavra Pronatec significa Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O programa foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) com o propósito de dar não somente aos estudantes brasileiros, mas também aos já trabalhadores, as oportunidades de alcançar grandes conquistas na vida profissional.

Desde 2011, quando foi criado, o Pronatec é, antes de mais nada, uma ferramenta de acesso técnico-educacional. Além disso, ele visa expandir e popularizar o ingresso do público de baixa renda para uma educação alta qualidade técnica. Oferecendo, por exemplo, cursos de educação tecnológica e profissional, integralmente gratuitos.

pronatec
É possível consultar as vagas disponíveis nos cursos ofertados, direto no site do Pronatec.

Leia sobre o programa Quero Bolsa, que é a integração de várias plataformas digitais que, por sua vez,  reúnem diversas instituições renomadas e reconhecidas. Ele oferece cursos de Educação à Distância gratuitos, mas de qualidade comprovada.

Diferenciais do Pronatec

O fator, dentre todos, que tem arregimentado mais estudantes que anseiam por ingressar no mercado trabalhista ao Pronatec, é justamente o fato dele ter um índice bastante significativo de empregabilidade. Ele fornece agilidade a esse processo de contratação de um empregado em nosso país, que, muitas vezes, é absurdamente moroso.

Uma grande outra vantagem é que esse programa não é oferecido unicamente de forma presencial. Pelo contrário, hoje, a maior demanda dos cursos gratuitos são oferecidos na forma de EaD (Ensino a Distância), conhecido pelo nome de e-Pronatec.

Em terceiro lugar, mas de nenhuma forma menos importante, é que a variedade de cursos oferecidos pelo Pronatec é totalmente gratuita. Como o programa se financia? Ele conta com fortes parcerias das redes federais, estaduais, municipais de educação. Além disso, ainda em o apoio do SENAI, do SENAC, do SENAR e do SENAT. Não se pode negar que ele conta, mesmo que numa escala menor, com algumas empresas da rede privada.

Como Funciona

Com o rápido crescimento do Pronatec, se tornou necessário o desenvolvimento de subdivisões, ainda mais específicas, para ajudar a compreender a necessidade de cada inscrito. Esse desejo está em congruência com a missão, que é fazer com que cada diferente público, que tenha uma necessidade, possa aderir de forma engajada no projeto. Prevenindo para que as dificuldades, que já são inúmeras, possam, porventura, aumentar ainda mais.

Pronatec EJA

Essa modalidade, a princípio, foi desenvolvida para criar uma possibilidade àqueles que não tiveram êxito em concluir os estudos na idade padrão. Ela é especialmente para aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também são oferecidas cursos por meio da, assim chamada, bolsa formação.

A bolsa formação Pronatec administra o acesso às vagas gratuitas de educação tecnológica e profissional em organizações privadas. Isso tanto faz, seja para o ensino técnico, ou seja para o ensino profissionalizante. A duração de cada um desses cursos varia, claro, de acordo com a modalidade da bolsa. Mas podem ser desde 160 até 800 horas-aula de duração. São cursos bem completos.

e-Pronatec

Conforme já foi citado acima, esse modelo foi criado para que os alunos pudessem acessar as plataformas digitais, mas estudando. Ou seja, eles terão infinitamente mais flexibilidade com relação ao tempo, durante as apresentações das avaliações e os estudos, com esse subprograma.

A estratégia foi desenvolvida com o propósito de democratizar. Tanto que, sejam estudantes ou sejam já trabalhadores, todos têm acesso a ela. Sejam, ou aos cursos de qualificação profissional, ou aos técnicos, na modalidade a distância, mas por meio de forte cumplicidade com a rede e-Tec Brasil.

Rede e-Tec Brasil

No ano de 2011, a rede e-Tec Brasil foi inaugurada pelo Ministério da Educação – através do decreto nº 7.589 – como uma substituição ao antigo Sistema Escola Técnica Aberta Brasileira.

Sobre a rede e-Tec Brasil, afirma-se em seu site: “A finalidade é desenvolver a educação profissional e tecnológica na modalidade da educação a distância, ampliando e democratizando a oferta e o acesso à educação profissional pública e gratuita no País.”

Como fazer a inscrição

Diferentemente dos outros programas federais do governo que antecedeu ao atual, que tinham como foco o ingresso no ensino superior, a matrícula no Pronatec não acontece num período tão específico. Isso porque fica sob a responsabilidade de de cada instituição de ensino, fazer a enumeração e distribuição de suas vagas. Ou seja, as instituições têm total autonomia para decidirem, através de seus próprios pré-requisitos de inscrição.

Contudo, aqueles que tiverem algum interesse devem consultar a disponibilidade das vagas em seu estado de preferência. Além disso, podem escolher receber um alerta em forma de notificação quando houver vagas disponíveis, no caso de não encontrarem no ato da busca. Para isso é preciso acessar o site oficial do Pronatec e fazer a sua inscrição online. Boa sorte!

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 4

Pronatec inscrições online: Como fazer

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!