Lista de espera sisu 2025: como entrar?

A lista de espera SISU 2025 (Sistema de Seleção Unificada) fica disponível assim que o resultado da primeira chamada é publicado. Esta é a luz no fim do túnel de muitas pessoas que sonham com a graduação em uma universidade pública. 

lista de espera sisu
Lista de espera sisu 2025: como entrar? 
(Foto: FDR)

O SISU 2025 é um dos programas do Ministério da Educação (MEC) para garantir o ensino superior aos brasileiros. Este é o método de seleção de novos alunos nas universidades públicas do país. 

Quem não alcançou no ENEM uma nota capaz de classifica-lo para a primeira chamada, agora tem a opção de se inscrever para a lista de espera SISU 2025 e tentar uma nova chance. 

Como funciona a lista de espera SISU 2025?

A lista de espera SISU 2025 é uma segunda oportunidade que o MEC oferece para os candidatos. Quem não conseguiu a classificação na primeira chamada pode tentar uma nova chance. 

Neste caso, logo ao acessar o resultado da primeira inscrição e verificar que não foi aceito, o candidato pode demonstrar interesse pela lista de espera em um dos dois cursos escolhidos.

Se aprovado ele passa a ocupar uma das vagas remanescentes, quer dizer, vagas que sobraram por conta de vários fatores que podem ser: aumento da oferta de vagas na universidade, desistência de candidatos, turma que não foi preenchida. 

Quem pode se inscrever na lista de espera SISU 2025?

De acordo com as informações divulgadas no portal do SISU, podem se inscrever na lista de espera SISU 2025:

  • Todos os candidatos não selecionados na chamada regular, em nenhuma das duas opções de curso;
  • O candidato deve escolher entre uma das duas opções de curso que selecionou durante as inscrições. 

Isso significa que se foi aprovado para a segunda opção de curso, não pode escolher entrar na lista de espera da primeira opção. Essa é uma alternativa válida para quem não conseguiu a classificação em nenhuma das suas opções. 

Inscrição lista de espera SISU 2025

A inscrição na lista de espera SISU 2025 também é feita online e pelo Portal de Acesso ao Ensino Superior. Porém, a lista dos classificados na segunda chamada pode ser divulgada direto pela universidade, bem como o prazo para matrícula. 

Por isso, além de ficar de olho no site do SISU é importante estar atento aos editais e publicações feitas pela universidade. Caso deixe passar o prazo da matrícula o candidato perde a sua vaga. 

A inscrição funciona assim:

  • Acesse o site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clique em “SISU”;
  • Selecione a opção “Iniciar” e faça seu login com dados do Gov.br;
  • Na primeira página o sistema já vai informar se você foi selecionado para um dos cursos escolhidos;
  • Em caso afirmativo será informado o prazo para matrícula direto com a universidade;
  • Em caso negativo, clique em “Inscrição lista de espera” que estará logo abaixo do resultado;
  • Preencha as informações solicitadas.

Nota de corte da lista de espera SISU 2025 é menor?

Não necessariamente. Com menos vagas e mais concorrentes, a nota de corte da lista de espera SISU 2025 vai ser diferente da primeira chamada.

Porém, é preciso entender que a nota de corte é o mínimo que precisa ser alcançado no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para conseguir a vaga. Quanto mais concorrida for a classificação, maior será a nota exigida.

Pode ser que na lista de espera hajam menos candidatos, mas as vagas também são menores, por isso não é certeza que a nota de corte vai cair. 

Resultado lista de espera SISU

Depois de se inscrever, o próximo passo é acompanhar o resultado lista de espera SISU. A convocação para a matrícula a partir da segunda chamada será feita direto pela universidade. 

  • Acesse o site da universidade que você se candidatou;
  • Clique em “Edição SISU 2025”;
  • Selecione “Edital (ou publicação) convocados”;
  • Escolha o curso pelo qual você se candidatou;
  • Confira se seu nome está na lista. 

A universidade também pode mandar um e-mail avisando sobre a matrícula. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com