A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023) é hoje o mais importante vestibular do país. O grande diferencial desta prova é que permite o acesso dos estudantes, ou outros interessados, às universidades públicas de âmbito estadual e federal. Instituições privados também têm utilizado a nota do exame para garantir a entrada dos novos alunos.
A prova do Enem acontece todos os anos, em dois domingos consecutivos no mês de novembro. Encerrando o ano, a ideia é que a nota obtida no exame possa ser usada para conseguir uma vaga na universidade a partir de janeiro do ano seguinte. Além de usar os pontos conquistados no Enem 2023 em sistema populares, as universidades privadas também aceitam este método.
No caso das instituições pagas o aluno consegue desconto na mensalidade, ou bolsas que podem chegar ao valor de 100% do curso. O resultado na prova também pode servir como porta de entrada para mais de 50 instituições de ensino em Portugal.
Quem pode fazer o Enem 2023?
As inscrições para o Enem 2023 acontecem em maio, enquanto a prova será aplicada no mês de novembro. O processo de candidatura acontece de maneira virtual, ao preencher uma ficha cadastral, escolher o local de prova, optar por uma língua estrangeira pela qual será avaliado, e pagar a taxa de inscrição.
O sistema da prova foi criado em 1998, desde então podem se inscrever aqueles que:
- Quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo esta etapa no último ano do ciclo, quando o resultado será liberado para tentar uma vaga na universidade;
- Quem está no 1° ou 2° ano do Ensino Médio pode participar como treineiro, em que o resultado serve apenas para autoavaliação.
Inscrições Enem digital 2023
Criado em 2020, o Enem digital 2023 libera a prova comum do exame com a realização em um computador. Não é possível fazer o vestibular em casa, no dia e horário marcado o candidato deve comparecer ao local escolhido em que os computadores foram habilitados.
Em seguida, ele vai responder normalmente as 90 questões por dia. O grande diferencial do Enem 2023 no sistema digital é a possibilidade da visualização de vídeos, infográficos, e exemplos animados. A redação é a única prova da versão digital que continua sendo manuscrita.
O período de inscrições para a versão digital é aberto na mesma data da prova comum. Mas os interessados devem ser rápidos, pois há um limite de vagas para participação do Enem digital, em torno de 100 mil oportunidades.
Isso porque, existem locais específicos e credenciados que permitem a participação neste modelo. Treineiros não podem fazer essa versão, a fim de não tirar a vaga de quem vai usar o resultado para entrada na universidade no ano seguinte.
Calendário do Enem 2023
O calendário do Enem 2023 oficialmente ainda não foi divulgado. O cronograma com as datas mais importantes da prova deve ser lançado em meados de março, há pelo menos um mês do início de uma das primeiras fases dos processos que envolvem o exame.
Ainda assim, é possível ter uma ideia sobre a organização das datas baseando-se na última edição que acontece em 2022.
- Justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição: 4 a 15 de abril;
- Inscrições e Solicitação de atendimento especializado: 10 a 21 de maio;
- Pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27 de maio;
- Tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho;
- Prova do Enem: 13 e 20 de novembro;
- Prova do Enem PPL: 10 e 11 de janeiro.
*Assim que o calendário para 2023 for atualizado, esse artigo também será editado com as novas informações.
Prova do Enem
A estrutura de prova do Enem 2023 conta com 180 questões objetivas mais uma redação. Devido ao grande número de questões, o Ministério da Educação (MEC) organizou o exame em duas datas em que 90 questões de diferentes conteúdos são aplicados.
1º dia de prova: duração de 5h30:
- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira);
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia);
- Redação de no máximo 30 linhas, com estrutura dissertativo-argumentativa.
2º dia: duração de 5h
- 45 questões de Matemática e suas Tecnologias;
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).
Também é importante estar atento as seguintes informações:
Abertura dos portões |
12h |
Fechamento dos portões |
13h |
Início das provas |
13h30 |
Término das provas 1º dia |
19h |
Término das provas 2º dia |
18h30 |
Edital do Enem 2023
No edital do Enem 2023 todas as regras referentes ao processo de inscrição, estruturação da prova, direito de isenção e atendimento especial, estão descritos. Por isso é muito importante estar de olho neste documento.
O acesso pode ser feito online, na página do Enem no INEP:
Inscrições Enem 2023
Dentro do período previsto pelo calendário, as inscrições Enem 2023 acontecem exclusivamente online. Na mesma ocasião será gerado um boleto com valor de pagamento da taxa de inscrição de custo de R$ 85,00. Somente não precisam fazer o pagamento aqueles que conseguiram isenção, ainda assim o preenchimento da ficha cadastral é imprescindível.
Para se inscrever será preciso criar login no Gov.br, sistema de unificação de logins do governo federal. Além de fazer o upload de uma foto como forma de identificação do candidato. Confira no passo a passo de como se inscrever no Enem 2023.
- Acesse a Página do Participante do Enem e clique em “Entrar com Gov.br”;
- Faça login com o CPF e a senha;
- Clique em “Fazer inscrição”;
- Preencha os dados solicitados;
- Escolha o local de prova e uma língua estrangeira para ser avaliado;
- Gere o boleto de pagamento e confirme.
O pagamento do boleto vai confirmar a inscrição no Enem 2023.
Isenção da taxa de inscrição
Fica concedida isenção da taxa de inscrição no Enem 2023, para os candidatos que:
- estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas;
- candidatos que já concluíram todo o Ensino Médio em escolas públicas e têm renda até 1,5 salários-mínimos por pessoa;
- candidatos que cursaram o Ensino Médio em escolas particulares (com bolsa integral) e têm renda até 1,5 salários-mínimos por pessoa;
- candidatos inscritos no CadÚnico e que tenham um número NIS ativo.
Como consultar a nota do Enem 2023
No momento de correção da prova do Enem 2023, os professores contratados pelo MEC usarão como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nesse formato são consideradas a média de respostas corretas a depender do nível de dificuldade de cada questão.
Neste sistema o candidato não pontua apenas por quantas respostas certas ele conseguiu conquistar, mas também pelo grau de dificuldade. Se o candidato respondeu corretamente a uma questão de nível difícil, mas errou uma questão de nível fácil, o sistema entende que ele “chutou”.
O máximo que é possível conquistar é de 1.000 pontos em cada uma cinco áreas, somando o resultado de cada uma delas. Ao consultar o resultado do Enem 2023 o sistema vai mostrar quanto o candidato obteve em pontos para cada conteúdo. A verificação acontece assim:
- Acesse a Página do Participante faça login;
- Selecione “Consultar resultado”;
- Obtenha a nota que foi conquistada em cada um dos conteúdos.