e-Aulas da USP: Cursos abertos gratuitos

A Universidade de São Paulo (USP) elaborou um portal maravilhoso de e-Aulas para quem precisa de um bom material de estudo, que vai do nível de Ensino Médio ao de Pós-Graduação. A verdade é que, já que o portal é aberto para o público geral, qualquer um, ainda que seja meramente um curioso que goste de aprender por meio de videoaulas, pode aproveitar o recurso.

O site conta com diversos assuntos organizados em áreas do conhecimento e em níveis acadêmicos. Ao mesmo tempo, todas as mais de 1464 horas de videoaulas disponíveis são produzidas por professores da própria Universidade. Além disso, a melhor parte é que todo o conteúdo do site é 100% gratuito.

e-Aulas USP
USP disponibiliza videoaulas abertas no portal e-Aulas

Conheça mais cursos gratuitos lendo sobre o SENAR EAD, que disponibiliza dezenas de aulas com carga horária registrada e certificados de conclusão.

Como surgiu o portal e-Aulas da USP?

O portal e-Aulas da Universidade de São Paulo foi criado com a intenção de disseminar o conhecimento que é construído e repassado na universidade. Levando em consideração que a USP é um órgão público e gratuito, faz sentido, de fato, que a difusão desse saber também seja.

 

Sendo assim, a Superintendência de Tecnologia da Informação da USP idealizou o e-Aulas, que foi aprovado e aceito pela Pró-Reitoria de Graduação da instituição. Com isso, notou-se uma adesão muito positiva dos internautas, em decorrência da popularização do meio digital como fonte de estudos.

A USP, sendo a maior universidade pública brasileira e, segundo o Jornal da USP, responsável por quase 25% das produções acadêmicas do Brasil inteiro, soube aproveitar bem a era da tecnologia.

Hoje, o site conta com um conteúdo extenso de mais de 1.460 horas de aulas, integralmente produzidas por professores da universidade. Paralelamente, o portal é administrado pelo Núcleo de Mídias digitais da USP, que está sob o vínculo da Pró-Reitoria de Graduação da universidade.

Que tipo de conteúdo é apresentado nas videoaulas?

Os conteúdos são divididos em 3 áreas do conhecimento — Humanas, Exatas e Biológicas. Essas áreas consistem, basicamente, na seguinte divisão bastante conhecida do conhecimento. Humanas compreende disciplinas como História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Linguagens, entre outras; Exatas abarca Matemática, Física, Engenharias, Química e Computação, por exemplo.

Por fim, biológicas encapsula os estudos que envolvem a Biologia dos organismos e do meio ambiente, como as Medicinas Humana e Veterinária, a Neurociência e a Educação Física.

Além dessa categorização, é possível escolher os conteúdos com base no nível acadêmico deles, havendo quatro opções possíveis: Ensino Médio (do primeiro ao terceiro ano), Graduação, Pós-Graduação, e Cultura e Extensão. Esta última consiste nas aplicações dos estudos da universidade na sociedade.

Durante a busca por vídeos, é possível filtrar com base nesses dois parâmetros ao mesmo tempo, além de em outros critérios como ano do vídeo, professor e disciplina ministrada.

É necessária inscrição para acessar os conteúdos?

Para acessar ao conteúdo em vídeo do site, não é necessário fazer nenhum tipo de inscrição. No entanto, existem ferramentas extras, como a criação de playlists e as anotações em cada videoaula, que só podem ser acessadas mediante uma inscrição simples, que pode ser feita no próprio site.

Não se preocupe, essa inscrição também é gratuita. A vantagem desse cadastro é que ele torna possível uma personalização bastante interessante do conteúdo. Com ela, é possível para o internauta, por exemplo, selecionar áreas bastante específicas de interesse, dentre três listas bem diversificadas que estão sob aqueles três ramos principais.

A título de exemplo, somente na lista de “Exatas”, são listados 22 tipos diferentes de Engenharia, sendo 6 deles subtipos da Engenharia Elétrica. No total, são cerca de 105 áreas específicas, sem limite de quantas marcar como “Área de Interesse”.

Realizando o cadastro, além de tudo, também é possível receber atualizações e novidades acerca do portal e-Aulas.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4
Total de Votos: 2

e-Aulas da USP: Cursos abertos gratuitos

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!