Já está disponível a consulta IPVA 2024 (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Os contribuintes que quiserem verificar o valor que será cobrado no boleto do próximo ano já podem fazê-lo. Também é permitido emitir a segunda via da guia de pagamento, caso o primeiro documento não tenha chego.
A consulta IPVA 2024 ajuda o contribuinte a conseguir se programar. Principalmente para quem tem mais de automóvel a cobrança do imposto é sempre uma “dor de cabeça” do início do ano. Embora exista a possibilidade de parcelamento do valor total, o valor acaba pesando no bolso.
A Secretaria de Fazenda é a Pasta do governo do estado responsável por administrar o recolhimento do IPVA. Isso significa que passa pela Fazenda as alíquotas que definem o valor de cobrança, o calendário com os prazos de pagamento, os descontos concedidos, e a emissão do boleto.
Com o dinheiro recolhido uma parte vai para investimentos no próprio estado, e a outra é destinada ao município onde o veículo foi emplacado. O poder público deve usar a quantia para garantir direitos básicos para população, como acesso a saúde, educação, saneamento básico, iluminação, segurança e outros.
Como fazer a consulta IPVA 2024
Na realidade, a forma de consulta IPVA 2024 e a emissão do boleto vão depender do governo do estado. Cada local pode definir um endereço diferente para que o contribuinte acesse e emita o documento. Há algum tempo os boletos já não são mais entregues no endereço do proprietário, devendo ser emitidos de forma digital.
Isso significa que cabe ao contribuinte procurar a guia de pagamento, e não esperar que ela chegue sozinha. De uma maneira generalizada existem duas formas de fazer a consulta IPVA 2024 e descobrir o valor que precisa ser pago. Confira:
Secretaria da Fazenda do Estado
- Acesse o site da Secretaria de Fazenda do seu estado;
- No menu de serviços, ou no campo de busca, procure por “IPVA”;
- Escolha a opção “Consultar valor / Consultar débitos / Emitir boleto”;
- Agora preencha informações como número de Renavam, CPF do proprietário de código de verificação do site;
- Tenha acesso aos valores que serão cobrados em 2024.
Banco credenciado
Verifique quais os bancos credenciados no seu estado.
- Internet banking ou aplicativo: faça login e procure por “Débitos do veículo”, informe o número do Renavam do automóvel e placa;
- Agências: nos guichês de atendimento informe o número do Renavam do automóvel.
Emissão 2ª via boleto do IPVA 2024
Nem sempre a consulta IPVA 2024 garante o acesso ao boleto, mas apenas aos valores que deverão ser pagos. Para verificar o código de barras é preciso fazer um outro processo. Ou então, dar andamento a consulta caminhando para o setor de “Pagamento” que fica disponível no aplicativo do banco ou site da Sefaz.
O boleto do IPVA vai incluir exclusivamente esta taxa de imposto, diferente do licenciamento que soma todos os débitos que estão abertos no Renavam do veículo.
Secretaria da Fazenda do Estado
- Acesse o site da Secretaria de Fazenda do seu estado;
- No menu de serviços, ou no campo de busca, procure por “IPVA”;
- Escolha a opção “Consultar valor / Consultar débitos / Emitir boleto”;
- Agora preencha informações como número de Renavam, CPF do proprietário de código de verificação do site;
- Clique em “Imprimir boleto” ou “Gerar código de barrar”;
- O documento será disponibilizado.
Banco credenciado
- No internet banking ou aplicativo procure por “Débitos do veículo”;
- Escolha “Via Renavam”;
- Informe o número de Renavam e a placa do automóvel;
- Clique em “Fazer pagamento”;
- O pagamento acontecerá por meio de débito em conta.
Algumas instituições, como o Bradesco, exigem que o Renavam já tenha sido cadastrado no internet banking (site) antes do pagamento ser feito via aplicativo.
Como pagar o IPVA 2024
Depois da consulta IPVA 2024 o passo seguinte é programar o pagamento do imposto. Grande parte dos estados tem marcado para o primeiro vencimento o mês de janeiro, quando também deve haver a aplicação de desconto.
- À vista: com desconto para quem fizer o pagamento total do débito;
- Parcelamento: de três a cinco cotas no boleto, normalmente, sem desconto;
- Onde pagar: no aplicativo do banco de confiança, casas lotéricas ou agências bancárias;
- Como conseguir desconto: pagando à vista, usando programas de crédito como o de nota fiscal.