Todo estudante que participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deve aprender a calcular a média Enem, quer dizer, o resultado final com base na nota obtida em cada área da prova e na redação. Será com ela que o candidato vai disputar sua vaga na universidade.
A nota média do Enem será divulgada meses depois da realização da prova. Primeiro os candidatos têm acesso ao gabarito oficial, onde já é possível ter noção da média da nota com base no número de questões que acertou.
O resultado será divulgado antes do início das inscrições nos principais programas de acesso a universidades públicas ou privadas. Quem participa do Enem como treineiro ainda consegue descobrir, por meio do resultado, qual seu nível de conhecimento.
O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é que fica responsável pela correção das provas e da redação, e a partir disso publica a média do Enem por candidato. É possível obter nota até 1 mil, sendo a maior pontuação.
Quando sai o resultado do Enem?
O INEP tem pouco mais de 1 mês e meio após a realização da prova para publicar o resultado do Enem. São milhões de provas para serem corrigidas, além da redação que precisa ser lida.
As questões de múltipla escolha são corrigidas de forma mais simples por meio de um sistema que confere a resposta dada pelo candidato com a resposta correta conforme o gabarito.
Enquanto a redação demanda um tempo maior porque a correção é manual e feita por dois corretores.
Diante disso, o calendário oficial do ENEM é de:
- Aplicação das provas: 03 e 10/11 (dois primeiros domingos de novembro);
- Divulgação do gabarito: 20/11 (dez dias depois da realização da prova);
- Divulgação do resultado oficial: 13/01/2025 (janeiro do ano seguinte).
Onde consultar a média do Enem?
O candidato pode consultar a nota do ENEM pela página do INEP, onde serão detalhados os desempenhos obtidos em cada uma das áreas aplicadas na prova.
Quer dizer, o quanto foi somado em: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.
Por fim, depois do INEP calcular média Enem o estudante tem acesso a nota final do Enem, obtida conforme o desemprenho nas áreas aplicadas mais o resultado da redação.
- Acesse o site do Enem;
- Clique no link “Página do participante”;
- Informe o seu CPF e senha nos campos correspondentes;
- Selecione as imagens solicitadas ou digite os caracteres pedidos. Clique em “Enviar”;
- Tenha acesso ao sistema e selecione “Resultado”.
Noventa dias após a publicação do resultado o Ministério da Educação (MEC) vai liberar o espelho das redações, nele o candidato vai conferir quais foram as considerações feitas na sua redação.
Como calcular média do Enem?
A nota do Enem 2025 é calculada pelo INEP de difentes formas. Funciona assim, a prova objetiva usa o método da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Depois vem o cálculo da redação que considera diversos fatores para chegar no resultado final.
Calcular resultado áreas de conhecimento com questões de múltipla escolha
Pelo método TRI cada uma das quatro áreas de conhecimento é calculada a partir de uma escala, que é como uma régua que mede o nível de conhecimento do participante.
Aas questões da prova ocupam uma posição diferente dentro dessa régua de acordo com o nível de dificuldade. As perguntas situadas abaixo de 500 pontos têm um nível de dificuldade menor para a maioria dos estudantes; as acima de 500, maior.
O método busca priorizar a coerência no desempenho dos candidatos. Se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente “chutou” as respostas. A partir disso têm se a nota por área de conhecimento.
Calcular nota da redação
A redação será corrigida por pelo menos dois corretores, de forma independente. Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências exigidas.
A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências. A nota final da redação do participante será atribuída da seguinte forma:
- caso não haja discrepância entre os dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas;
- caso haja discrepância entre os dois corretores, haverá recurso de ofício (automático) e a redação será corrigida, de forma independente, por um terceiro corretor;
- caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartada a outra nota;
- sendo a nota total do terceiro corretor equidistante das notas totais atribuídas pelos outros dois corretores e na impossibilidade de aproximação da nota atribuída pelo terceiro corretor com um dos outros dois, por não haver qualquer discrepância entre eles, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, que atribuirá a nota final do participante, sendo descartadas as notas anteriores;
- caso haja discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas atribuídas pelos corretores que não apresentaram discrepância, sendo descartada a outra nota;
- caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, que atribuirá a nota final ao participante, sendo descartadas as notas anteriores.
Calcular média Enem
Para calcular média Enem e chegar a nota final que será usada para entrada na universidade é preciso:
- Somar a pontuação das cinco provas;
- Divida o valor por cinco;
- Pronto, você chegou a sua média.
Exemplo:
Vitória teve a seguinte pontuação em cada uma das provas do Enem:
- Redação: 700 pontos;
- Linguagens: 695 pontos;
- Ciências da Natureza: 487 pontos;
- Ciências Humanas: 550 pontos;
- Matemática: 538 pontos.
Vamos somar a pontuação: 700 + 695 + 487 + 550 + 538 = 2.970 Dividindo esse valor por cinco, temos a média de 594 pontos.