O valor já não é mais motivo para justificar o atraso na celebração do casamento. Isso porque, muitos brasileiros têm direito ao casamento gratuito 2025 no cartório, não sendo necessário arcar com as taxas para que o elance seja registrado.
O casamento não é só um contrato, ele é a união de duas pessoas, duas famílias e o compromisso das partes em honrarem o relacionamento a dois. No entanto, para além do lado romântico, existe a parte civil que são inclusas regras e direitos em torno da união.
Para quem está atrasando essa parte burocrática por conta dos custos que podem ser gerados, é preciso saber que no Brasil existe a possibilidade de conseguir casamento gratuito em 2025 garantido por lei. Não estando incluso a parte de celebração.
Ou seja, a lei não dá a garantia da isenção das taxas na cerimônia religiosa, ou para a festa, mas isenta o casal da cobrança das taxas de registro civil. Conforme prevê a Constituição Federal de 1988, no artigo 226 em seu § 1º. Vejamos:
Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
§ 1º O casamento é civil e gratuita a celebração.
Documentos para casamento gratuito
Os noivos, ou um representante do casal, deve se dirigir ao cartório mais próximo para receber a lista com os documentos para casamento gratuito 2025. Também deve ser agendada a data para realização do casamento.
Na data e hora marcada os noivos se apresentarão com no mínimo um casal de testemunhadas, que informalmente são chamados de padrinhos. Eles precisam ter mais de 18 anos de idade.
O cartório vai exigir, antes da celebração do casamento civil:
PARA CASAIS SOLTEIROS
- Certidão de nascimento;
- Comprovante de residência;
- RG e CPF.
PARA CASAIS DIVORCIADOS, SEJA UM OU OS DOIS
- Certidão de casamento e da averbação do divórcio;
- Comprovante de residência;
- RG e CPF.
PARA CASAIS VIÚVOS, SEJA UM OU OS DOIS
- Apresentação da certidão de casamento e óbito do cônjuge;
- Comprovante de residência;
- RG e CPF.
PESSOAS DE OUTRAS NACIONALIDADES
- É necessária a apresentação da Certidão Consular ou Certidão de Nascimento original. Ambas devem estar carimbadas pelo consulado brasileiro;
- Comprovante de residência.
Quem tem direito ao casamento gratuito 2025
Não são todos os casais que conseguirão se unir civilmente de graça. De acordo com o Artigo 1512, da Lei nº 10.406, de 2002, quem tem direito ao casamento gratuito 2025 são:
- Casais que não têm condições financeiras de arcar com as taxas do cartório;
- Casais que comprovem que não têm condições financeiras por meio da Declaração de Hipossuficiência (Atestado de Pobreza).
Como se inscrever para casamento gratuito
Para se inscrever no casamento gratuito 2025 é preciso procurar o cartório mais próximo a sua casa. Também pode ser necessário comparecer até o cartório onde foi emitida a sua certidão de nascimento, a fim de retirar a segunda via.
Aos que farão uma celebração religiosa, vale dizer que o documento de confirmação do casamento civil deve ser entregue na igreja cerca de 15 dias antes. Por isso, esteja sempre atento aos prazos do cartório e da igreja que escolheu se casar.
- Compareça até o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do seu município e solicite a Declaração de Hipossuficiência (Atestado de Pobreza), ou solicite o modelo no próprio cartório;
- Vá até o cartório com a declaração de pobreza, e os demais documentos necessários para dar entrada no casamento;
- Agende data e hora do casamento civil;
- No dia marcado o casal deve comparecer com no mínimo duas testemunhas com mais de 18 anos de idade.
Quanto custa um casamento em 2025?
O valor do casamento no cartório em 2025 vai variar de região para região. Um quadro com a quantia deve ser apresentada aos noivos antes do agendamento.
O valor costuma ser de:
- Entre R$ 500 a R$ 1.000 dependendo da região.
Como fazer inscrição para casamento gratuito no CRAS
Algumas prefeituras ainda disponibilizam casamento gratuito 2025 incluindo a celebração religiosa e a festa. Neste caso, o casal deve procurar por casamento comunitário 2025 na região que mora.
A inscrição para casamento gratuito no CRAS é apenas para emissão do atestado de pobreza, todos os outros trâmites são feitos direto com o cartório.
- Compareça até o CRAS mais próximo;
- Solicite o atestado de pobreza;
- Apresente os documentos necessários;
- Leve a declaração até o cartório para agendar o casamento.
Documentos necessários
Necessário apresentar os documentos do casal:
- Carteira de Trabalho;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda;
- CPF e RG.