A Caixa Econômica divulgou nesta quinta, 15, a antecipação do calendário de saques em dinheiro da primeira parcela do auxílio emergencial 2021. Pedro Guimarães, o presidente da Caixa, disse que a ideia era antecipar o saque em espécie em “duas semanas”. Porém essa antecipação será menor para grande parte dos beneficiados.
Foi antecipado em um dia os pagamentos da primeira parcela do auxílio para os aniversariantes do mês de novembro e dezembro, e que não fazem parte do Bolsa Família. Estes grupos recebem, respectivamente, o crédito em sua conta nos dias 28 e 29 de abril. Inicialmente, eles receberiam entre 29 e 30 de abril.
A alteração não impactou o restante das datas que já foram comunicadas para o crédito em conta e para o saque em espécie dos valores dos pagamentos que serão creditados de junho a setembro.
Em decorrência da mudança, a liberação dos saques será efetuada entre os dias 30 de abril e 17 de maio, dependendo da data de nascimento do beneficiário. Inicialmente, as liberações iam de 4 de maio a 4 de junho.
Confira como ficou o calendário de saques da primeira parcela do auxílio emergencial que foi organizado de acordo com a data de nascimento do beneficiário:
- Nascidos em janeiro: 30 de abril (era 4 de maio)
- Nascidos em fevereiro: 3 de maio (era 6 de maio)
- Nascidos em março: 4 de maio (era 10 de maio)
- Nascidos em abril: 5 de maio (era 12 de maio)
- Nascidos em maio: 6 de maio (era 14 de maio)
- Nascidos em junho: 7 de maio (era 18 de maio)
- Nascidos em julho: 10 de maio (era 20 de maio)
- Nascidos em agosto: 11 de maio (era 21 de maio)
- Nascidos em setembro: 12 de maio (era 25 de maio)
- Nascidos em outubro: 13 de maio (era 27 de maio)
- Nascidos em novembro: 14 de maio (era 1º de junho)
- Nascidos em dezembro: 17 de maio (era 4 de junho)
Pedro Guimarães disse que “no site do auxílio, nós teremos todo o calendário. Mas (a mudança) chega a antecipar em duas semanas e, já neste mês agora, no dia 30 de abril, a gente já começa a realizar também os pagamentos, ou seja, permitir o saque nas lotéricas e nos ATMs [caixas eletrônicos], que era só em maio”.