O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), liberou no primeiro dia do ano as guias de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA ES 2020). O boleto pode ser impresso pelos contribuintes no site do órgão ou no site do Sefaz do Estado.
Como já vinha acontecendo em outros anos, em 2020 os documentos únicos de arrecadação (DUAs) para o pagamento do IPVA e do licenciamento não são mais enviados pelos correios.
Os capixabas que optarem por quitar o IPVA ES 2020 em cota única terão um desconto de 5%. Esses podem realizar o licenciamento junto com o IPVA.
Leia também: IPVA: Valor para pagamento 2020 impressiona contribuintes no ES
Além disso, o valor pode ser parcelado em até quatro vezes. Porém, essa condição só é válida para para automóveis, caminhonetas, motor home, motocicletas e ciclomotores.
Já os proprietários de caminhões, ônibus e micro-ônibus, podem dividir o valor em duas vezes.
As datas para a realização do pagamento segue o número final das placas dos automóveis. Neste ano, o calendário se inicia em março e finaliza em abril.
Calendário IPVA ES 2020
Os proprietários de Ferrari no Estado irão pagar o valor mais alto no imposto que é de R$55.101,36.
O estado espera arrecadar cerca de R$545 milhões com o pagamento do IPVA ES 2020. Vale lembrar que metade desse dinheiro é destinado ao município em que o veículo está registrado e investido em serviços públicos.
O IPVA é um imposto estadual e por isso, suas datas e seus valores variam de um estado para outro.
O cálculo é feito com a multiplicação do valor de mercado do automóvel, baseado na tabela FIPE. E das alíquotas determinadas pela Secretaria Estadual da Fazenda.
Caso o pagamento do tributo não seja feito, será realizado o acréscimo de multa e juros sobre os valores não quitados. Além disso, sem realizar esse pagamento o motorista não pode licenciar o seu carro.
Correndo o risco de ter seu automóvel apreendido, caso seja parado por autoridades que podem apontar o não quitamento da dívida.