- O INSS já oferecia alguns serviços online;
- Com a pandemia o INSS aumentou a oferta de serviços online;
- São mais de 90 opções de atendimento oferecidos sem sair de casa.
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), podem ter acesso a serviços oferecidos pelo órgão sem sair de casa. Para isso é preciso logar por meio do site ou aplicativo.
O aplicativo Meu INSS oferece 90 serviços que podem ser realizados sem sair de casa.
O contribuinte pode acessar as informações completas sobre a sua vida como trabalhador, para isso basta acessar a opção Extrato Previdenciário (CNIS).
Desde o mês de maio, a forma de se cadastrar e obter a senha para acessar o Meu INSS também mudou.
Serviços disponíveis
- Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
- Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano
- Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário)
- Acesso ao extrato de empréstimo consignado
- Acesso ao extrato de imposto de renda
- Acesso à carta de concessão do benefício
- Agendamento e resultado de perícia médica
- Consulta à revisão do benefício
- Pedido de recurso de benefício por incapacidade
- Pedido de cessação de benefício por óbito
- Cadastro ou renovação de representante legal
- Atualização de dados cadastrais do beneficiário
- Solicitação de exclusão de empréstimo consignado
- Cadastro de pensão alimentícia
- Cálculo de contribuição em atraso,emissão e ou cálculo de GPS
- Atualização de dados cadastrais
Como acessar meu INSS?
Acesse o portal Meu INSS, baixe o aplicativo no celular ou ligue na central 135. Na página principal, solicitar que o usuário entre, se cadastre ou se inscreva no INSS.
Existem também alguns serviços que não necessitam de senha, como é o caso dos agendamentos.
Para entrar com cadastro, basta clicar em “Cadastrar senha”. Preencha os dados, cadastre sua senha e selecione a opção continuar. Depois de logado, vai carregar a tela de serviços do Meu INSS.
É só clicar em “Agendamentos/Solicitações” e vai abrir uma página com todos os seus requerimentos se abrirá.
Se não tiver nenhum, aparecerá a mensagem: “Nenhuma solicitação de atendimento foi encontrada”. Para agendar um novo pedido de aposentadoria, é só clicar no ícone “Novo requerimento”, no canto inferior direito.
Como realizar o cadastro?
Caso o usuário ainda não seja cadastrado no Meu INSS, é preciso acessar o site acesso.gov.br e se inscrever.
Essa mudança faz parte da ação do Governo para unificar os logins, portais e sites institucionais a fim de facilitar a vida do cidadão que busca os serviços públicos na internet.
A senha inicial do Meu INSS também pode ser obtida pelos sites dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi. E diretamente nas agências de atendimento do INSS.
Caso o contribuinte ainda tenha dúvidas o beneficiário pode ligar no telefone 135 e tirar todas elas.
Como agendar os serviços pelo Meu INSS
- Acesse o site ou portal Meu INSS,aqueles que não possuem internet podem ligar na central 135;
- A página vai ser aberta e solicitar que o usuário faça um cadastro. Se você já tiver é só entrar;
- Alguns serviços não exigem senha, esse é o caso dos agendamentos;
- Para entrar com cadastro, basta clicar em “Cadastrar senha”;
- Preencha os dados, cadastre sua senha e selecione a opção “Continuar”;
- Depois de logado a página vai carregar;
- Só clicar em “Agendamentos/Solicitações” e uma página com todos os seus requerimentos vai se abrir;
- Se não possuir nenhum requerimento, a mensagem que vai aparecer será “Nenhuma solicitação de atendimento foi encontrada”;
- Para fazer um novo agendamento de pedido de aposentadoria,é só clicar no ícone “Novo requerimento”, no canto inferior direito;
- Vai aparecer uma lista de opções de atendimento. Caso queira solicitar sua aposentadoria, o usuário deverá escolher a opção “Aposentadorias, CTC e Pecúlio”.
- Assim, o usuário vai escolher a melhor opção de aposentadoria para o seu caso leia com atenção seus dados cadastrais e suas informações de contato;
- Se tudo estiver certo, bastará clicar em “Avançar”.
- O INSS informará o mínimo necessário para o atendimento, ele oferece a opção de digitalizar documentos.
- Para fazer o agendamento da perícia médica, o usuário deverá escolher entre solicitar benefício, pedir prorrogação ou acompanhar o resultado. O usuário deverá preencher também dados referente ao seu trabalho.