Gasolina e diesel elevam valor nas refinarias; como isso vai atingir seu bolso?

A Petrobras anunciou que a partir de hoje, 27, o preço da gasolina e do diesel em suas refinarias vai subir. Em média, o valor de venda da gasolina para as distribuidoras será de R$2,08 por litro, representando um aumento médio de R$0,10 por litro no preço de venda.

Gasolina e diesel elevam valor nas refinarias; como isso vai atingir seu bolso?
Gasolina e diesel elevam valor nas refinarias; como isso vai atingir seu bolso? (Imagem Google)

Falando sobre o ajuste do diesel, o valor do litro será de R$2,12, representado um aumento médio de R$0,09 por litro.

“Os preços praticados pela Petrobras têm como referência os preços de paridade de importação e, dessa maneira, acompanham as variações do valor do produto no mercado internacional e da taxa de câmbio, para cima e para baixo”, explicou a companhia.

A Petrobras destaca que os preços da gasolina e do diesel vendidos na bomba dos postos revendedores, possuem tributos federais e estaduais. Bem como, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis pelas distribuidoras.

E também, o acréscimo das margens brutas das companhias distribuidoras e dos próprios postos revendedores dos combustíveis.

“Segundo dados do Global Petrol Prices (www.globalpetrolprices.com), em 18/01/2021, o preço médio ao consumidor de gasolina no Brasil era o 56º mais barato dentre 166 pesquisados, estando 17,8% abaixo da média de US$ 1,05 por litro. Já o preço médio de diesel ao consumidor no Brasil era o 42º mais barato dentre 165 pesquisados, estando 26,7% abaixo da média de US$ 0,95 por litro”, disse a estatal.

Gasolina e diesel em 2020

Durante o ano, o preço do litro da gasolina nas refinarias chegou a ficar menor que R$1 real e o diesel teve queda de R$1,30. Nos meses de abril e maio, ápice do isolamento social em decorrência da pandemia do coronavírus, foi quando foi registrado as mínimas.

Repasse para os consumidores finais

O repasse do aumento dos preços nas refinarias para os consumidores finais nas bombas não é garantido, e é subordinado a uma série de fatores, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.