De acordo com a Caixa Econômica, cerca de 9,7 milhões de trabalhadores optaram pelo saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) desde o mês de outubro de 2019. Entre estes, 9 milhões aderiram no ano passado.
O saque aniversário teve início em abril de 2020. Esta nova modalidade permite um saque por ano de uma parte do valor das contas do Fundo de Garantia, segundo o mês de nascimento do trabalhador.
Calendário do saque aniversário em 2021
- Nascidos em janeiro- saques de janeiro a março
- Nascidos em fevereiro – saques de fevereiro a abril
- Nascidos em março – saques de março a maio
- Nascidos em abril – saques de abril a junho
- Nascidos em maio – saques de maio a julho
- Nascidos em junho – saques de junho a agosto
- Nascidos em julho – saques de julho a setembro
- Nascidos em agosto – saques de agosto a outubro
- Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro
- Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro
- Nascidos em novembro – saques de novembro de 2021 a janeiro de 2022
- Nascidos em dezembro – saques dezembro de 2021 a fevereiro de 2022
O período do saque pelo trabalhador começa no primeiro dia útil do mês de seu aniversário e termina no último dia útil do segundo mês subsequente ao da aquisição do direito ao saque.
Se o trabalhador faz aniversário em 10 de janeiro, por exemplo, ele terá de 4 de janeiro a 31 de março para fazer o saque.
Os trabalhadores devem manifestar sua vontade de aderir pelo saque aniversário até o último dia do mês de seu aniversário, para receber no mesmo ano. Se o trabalhador não resgatar esse recurso, ele volta automaticamente para a sua conta no FGTS.
Como mudar para o saque aniversário
Para aderir a esta modalidade, o trabalhador pode acessar o aplicativo FGTS e indicar uma conta bancária de uma instituição financeira a sua escolha para receber o valor de forma automática.
Limites de retirada
Nos saques anuais do FGTS existe um limite de retirada. O valor do saque anual será um percentual do saldo da conta do trabalhador. Para contas que possuam até R$ 500, será disponibilizado 50% do saldo, percentual que vai diminuindo quanto maior for o valor em conta.
Já no caso de contas com mais de R$ 500, os saques terão o acréscimo de uma parcela fixa. Sendo assim, os cotistas com saldo menor poderão sacar anualmente percentuais maiores.