Brasileiros cadastradas no Bolsa Família poderão ter acesso a um vale creche nos próximos anos. Nessa quarta-feira (18), em coletiva de imprensa realizada em Brasilia, o ministro da economia, Paulo Guedes, anunciou a criação de uma medida que tem como objetivo fornecer bolsas para as crianças serem matriculadas em creches particulares.
Segundo ele, trata-se de um projeto que tem como objetivo ajudar milhares de brasileiros em situação de pobreza e desigualdade social.
Em sua fala, defendeu que muitas mães deixam de trabalhar por não terem onde deixar os pequenos. Ao fornecer uma ajuda de custo para as creches o governo estará incentivando-as mulheres a entrar no mercado.
Leia também: BPC e Bolsa Família são pauta para reajuste no valor
O projeto será voltado para as famílias mais pobres e permitirá que estas matriculem seus filhos através da criação de um sistema para conceder vales. É válido lembrar que, no Bolsa Família, os cadastrados têm acesso as escolas públicas. Entretanto, Guedes reforçou que há muita regiões sem vagas o suficiente para atender a todos.
“Vem aí o voucher para creche para crianças. O maior impacto do investimento público é na educação, é na infância. Vem aí programas grandes de impacto lá embaixo” declarou.
Em entrevista, o ministro declarou que, atualmente, os recursos da educação estão inteiramente concentrados no ensino superior. Tal afirmação foi utilizada como aporte para informar que em 2020 o governo passará a investir mais na primeira infância por meio de recursos dentro e fora do Bolsa Família.
Como vai funcionar o vale creche
Ainda não se sabe os detalhes sobre o projeto. Como ele funcionará, quais as regras para ser um beneficiário, procedimento de cadastro, valores, entre outras informações.
Guedes explicou que o texto está sendo desenvolvido e será publicado em breve, porém reforçou que o projeto será um marco nas medidas sociais do governo.
Mudanças no Bolsa Família
Um levantamento realizado pelo jornal Estado de São Paulo informou que, provavelmente, o recurso do vale creche seja concedido dentro da reformulação do Bolsa Família. Espera-se que o projeto mude de nome e passe a se chamar Bolsa Brasil, mas também não há outras informações oficiais sobre tais tomadas de decisão.