Nesta terça-feira (1), a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) anunciou a escala de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2021) para Minas Gerais. Caso o contribuinte decida pelo pagamento à vista, haverá desconto de 3%.
O programa “Bom pagador” segue em vigor à população. Este benefício oferece 3% de desconto para quem quitou todas as obrigações referentes ao veículo — nos anos de 2019 e 2020. Ele possui o objetivo de incentivar os contribuintes a quitarem o tributo de forma regular.
A escala de pagamento começará dia 18 de janeiro, com o término no dia 24 de março. As opções de pagamento são em cota única, com desconto de 3%, ou em três parcelas. A quantia mínima para o imposto ser parcelado é de R$ 150. Confira o calendário:
- Final de placa — cota única/1ª parcela — 2ª parcela — 3ª parcela
- 1 e 2 — 18 de janeiro —18 de fevereiro — 18 de março
- 3 e 4 — 19 de janeiro —19 de fevereiro — 19 de março
- 5 e 6 — 20 de janeiro —22 de fevereiro — 22 de março
- 7 e 8 — 21 de janeiro —23 de fevereiro — 23 de março
- 9 e 0 — 22 de janeiro —24 de fevereiro — 24 de março
Alíquota
Com relação à alíquota, foi indicado que será de 4% para automóvel, veículo de uso misto, utilitário, caminhonete cabine dupla e cabine estendida e motorhome. O valor de 3% será referente à caminhonete de carga (picape) cabine simples e furgão.
A alíquota de 2% será para automóvel, veículo de uso misto e utilitário com autorização para transporte público comprovada mediante registro no órgão de trânsito na categoria aluguel. Motocicleta e similar também terá essa porcentagem.
Por fim, o veículo de locadora (pessoa jurídica), ônibus, micro-ônibus, caminhão e caminhão-trator terão 1% de alíquota.
Pagamento
O contribuinte já pode efetuar o pagamento do IPVA. Para isso, basta comparecer a um terminal de autoatendimento ou guichê dos agentes arrecadadores — Bradesco, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Mais BB, Banco Postal, Santander e SICOOB.
No caso dessas instituições, será preciso informar o número do Renavam do veículo. Além dessas opções, a pessoa pode realizar o pagamento pelo Banco do Brasil e Itaú, porém, com pagamento somente aos correntistas.