Motoristas de São Paulo devem ficar atentos aos prazos de renovação da CNH. Nesta semana, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) informou que passará a cobrar a atualização das carteiras de habilitação vencidas em 2020. Dessa forma, o Detran SP informou que está pronto para retomar os processos de atualização dos documentos.
Para ter a CNH regularizada, os motoristas de São Paulo deverão comparecer até uma das agências do Detran a partir do dia 1 de janeiro. O processo de fiscalização sob risco de multa ficará válido assim que for iniciado 2021.
Todos os condutores agora passarão a contar com novos prazos, com validade ao fim de cada mês.
Quem teve a CNH vencida em janeiro deste ano, terá até 31 de janeiro de 2021 para fazer a renovação. Já para os motoristas de fevereiro o prazo é até o dia 28 do mesmo mês. Em março a mesma regra, e assim por diante.
Demais procedimentos
O Detran SP explicou ainda que o reestabelecimento dos atendimentos já passará a funcionar a partir do dia 1 de dezembro. Serviços como transferência veicular, comunicação de venda e licenciamento de veículos novos também serão retomados.
Para quem vai resolver questões referentes a CNH, o órgão pontuou que é preciso ter os documentos de PPD (Permissão Para Dirigir) e a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) também disponíveis. Ambos deverão ser atualizados juntamente com a carteira de habilitação.
No caso dos cidadãos que desejam corrigir o licenciamento anual, esse protocolo vem sendo feito de forma digital desde o mês de maio. Porém, voltará também a contar com atendimento presencial a partir de um novo calendário divulgado ao longo das próximas semanas.
Por fim, para quem precisa concluir os prazos das licenças para funcionamento das ITL (Instituições Técnicas Licenciadas), empresas que emitem o certificado de segurança veicular, em caso de modificações permitidas em veículos, vencidos de 20 de março a 30 de novembro de 2020, terão até o dia 31 de janeiro de 2021 para correção.
Em caso de dúvidas ou demais informações basta entrar em contato com o órgão por meio do site https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao.